As “regiões” nas entrelinhas do trabalho político: bases sociais, investimentos intelectuais e carreiras parlamentares (MG, RS, PE e MA)
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.vi36.12727Resumo
Este artigo se insere na agenda de estudos sobre a “dupla arte de representar” de parlamentares brasileiros, cujas carreiras políticas combinam inscrições em domínios culturais. O desdobramento que propomos aqui é o de compreender as lógicas que presidem o trabalho de produção e mobilização – inseparavelmente como trunfo político e afirmação de uma condição de intelectual – de princípios de visão e de classificação de configurações regionais. Seguindo achados e materiais de pesquisas anteriores, adotamos uma abordagem comparativa aplicada a quatro configurações regionais (Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Maranhão). A ênfase aqui recai sobre a análise dos perfis dos agentes e da sua produção escrita, procurando pontuar pistas que nos permita refletir sobre como determinados agentes, que ocupam posições políticas diversas, engendram bens simbólicos, fundando representações sobre as “regiões” consoantes com as representações que forjam sobre si mesmos e, inclusive, fundamentando seu potencial como porta-vozes autorizados a descrever, prescrever e representar (no duplo sentido) causas, indivíduos, grupos e fronteiras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista TOMO adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 a qual permite:
-
Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
-
Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).