Uma Geração viral? Adolescência e confinamento
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.vi38.14698Palavras-chave:
Adolescência, Juventude, Coronavírus, Confinamento, DesconfinamentoResumo
O termo “geração viral” refere-se a uma faixa etária que vivencia uma dupla circunstância vital: por um lado, a exposição ao coronavírus como marca geracional; de outro, a velocidade de transmissão de informações pela internet. O artigo analisa o impacto do confinamento causado pela Covid-19 entre adolescentes, com base em um estudo de caso realizado na Catalunha, Espanha. Após explorar o papel do confinamento nos ritos de passagem da infância para a vida adulta em diferentes culturas, a experiência do confinamento é analisada a partir das transformações de quatro espaços da vida adolescente: a sala, o espaço educacional, os espaços de lazer e o ciberespaço. No epílogo expõe-se o processo de desconfinamento e como está afetando os jovens, na forma de discursos juvenófobos que os culpam por surtos, mas também a partir de experiências construtivas de inovação e participação social.
Downloads
Referências
Bernardi, B. Age class systems. Londres: Cambridge University Press, 1985.
Feixa, C. La habitación de los adolescentes. Papeles del CEIC, Bilbao, 16. [trad. port. (2006). O quarto dos adolescentes na era digital. In M. Regina da Costa & E. Murilho Silva (Orgs.), Sociabilidade Juvenil & Cultura Urbana. São Paulo: EDUC, 2005, p. 79-110.
Feixa, C. Escuela y cultura juvenil: ¿matrimonio mal avenido o pareja de hecho? Revista Educación y Ciudad, Bogotá, 18, 2010, p. 5-18.
Feixa, C. Leisure. In S. Talburt & N. Lesko (Eds.). Youth Studies: Keywords and Movements, London & New York: Routledge, 2011. Feixa, C. ¿Hackers o hikikomoris? Virtualis, México, 1(3), 2011b, p. 5-17.
Feixa, C. Past and present of adolescence in society. The ‘teen brain’ debate in perspective. Neuroscience and Biobehavioral Reviews, 35(8), 2011, p. 1634-1643. http://dx.doi.org/10.1016/j.neubiorev.2011.02.013.
Feixa, C. De la Generación@ a la #Generación. La juventud en la era digital. Barcelona: NED, 2016. Feixa, C., & Andrade, C. El Rey. Diario de un Latin King. Barcelona: NED, 2020.
Feixa, C., Méndez, A., & Feixa, C. Adolescentes confinad@s. Barcelona: NED, 2020.
Foucault, M. Vigilar y castigar. Buenos Aires: Siglo XXI, 1975.Hall, S. G. Adolescence: Its Psychology and its relations to Psysiology, So-ciology, Sex, Crime, Religion and Education. New York: Appleton Century Crofts, 1915 [1904].
La Fontaine, J. S. Iniciación. Drama ritual y conocimiento secreto. Barcelo-na: Lerna, 1987.
Martín-Barbero, J. Jóvenes. Entre el palimpsesto y el hipertexto. Barcelona: NED, 2017. Mead, M. Adolescencia, sexo y cultura en Samoa. Barcelona: Planeta. [Co-ming of Age in Samoa. New York: Morrow.], 1928 [1985].
Mead, M. Cultura y compromiso. El mensaje a la nueva generación. Barce-lona: Granica. [Culture and Commitment. A Study of the Generation Gap. New York: Natural History Press], 1970 [1977].
Monod, J. Los barjots. Ensayo de etnología de bandas de jóvenes. Barcelona: Ariel. [Les barjots. Paris: Juillard], 1968 [2002].
Pais, J.M. Jóvenes y creatividad. Entre futuros sombríos y tiempos de con-quista. Barcelona: NED, 2020. Reguillo, R. Paisajes insurrectos. Jóvenes, redes y revueltas en el otoño ci-vilizatorio. Barcelona: NED, 2018.
Rosa, H. Remedio a la aceleración. Ensayos sobre la resonancia. Barcelona: NED, 2019.
Ruiz Aja, L. Noche y jóvenes. Manual para intervenir en el ocio juvenil. Bar-celona: NED. 2017.
Thrasher, F. M. The Gang: a study of 1313 gangs in Chicago. Chicago: Univer-sity of Chicago Press. [En prensa: The Gang/La Banda. Un estudio sobre 1213 bandas en Chicago. Barcelona: NED], 1926.
Turnbull, C. Los pigmeos, el pueblo de la Selva. Barcelona: Javier Vergara, 1960 [1984].
Turner, V. El proceso ritual. Madrid: Taurus, 1985.
Ubieto, J.R. Adolescentes confinados (y no es un reality show), Ecoaula.es, 2020. Disponível em: https://www.eleconomista.es/ecoaula/noti-cias/10439536/03/20/Adolescentes-confinados-y-no-es-un-reality-show.html.
Ubieto, J.R. (Coord). Del padre al ipad. Barcelona: NED, 2019.
Van Gennep, A. Los ritos de paso. Madrid: Taurus, 1909 [1986].
Ventura, A. Jóvenes y cine. Barcelona: NED, 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista TOMO adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 a qual permite:
-
Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
-
Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).