Uma Geração viral? Adolescência e confinamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.vi38.14698

Palavras-chave:

Adolescência, Juventude, Coronavírus, Confinamento, Desconfinamento

Resumo

O termo “geração viral” refere-se a uma faixa etária que vivencia uma dupla circunstância vital: por um lado, a exposição ao coronavírus como marca geracional; de outro, a velocidade de transmissão de informações pela internet. O artigo analisa o impacto do confinamento causado pela Covid-19 entre adolescentes, com base em um estudo de caso realizado na Catalunha, Espanha. Após explorar o papel do confinamento nos ritos de passagem da infância para a vida adulta em diferentes culturas, a experiência do confinamento é analisada a partir das transformações de quatro espaços da vida adolescente: a sala, o espaço educacional, os espaços de lazer e o ciberespaço. No epílogo expõe-se o processo de desconfinamento e como está afetando os jovens, na forma de discursos juvenófobos que os culpam por surtos, mas também a partir de experiências construtivas de inovação e participação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carles Feixa Pampols, Universitat Pombeu Fabra

Catedrático de antropologia social, Universitat Pompeu Fabra, Barcelona

Referências

Bernardi, B. Age class systems. Londres: Cambridge University Press, 1985.

Feixa, C. La habitación de los adolescentes. Papeles del CEIC, Bilbao, 16. [trad. port. (2006). O quarto dos adolescentes na era digital. In M. Regina da Costa & E. Murilho Silva (Orgs.), Sociabilidade Juvenil & Cultura Urbana. São Paulo: EDUC, 2005, p. 79-110.

Feixa, C. Escuela y cultura juvenil: ¿matrimonio mal avenido o pareja de hecho? Revista Educación y Ciudad, Bogotá, 18, 2010, p. 5-18.

Feixa, C. Leisure. In S. Talburt & N. Lesko (Eds.). Youth Studies: Keywords and Movements, London & New York: Routledge, 2011. Feixa, C. ¿Hackers o hikikomoris? Virtualis, México, 1(3), 2011b, p. 5-17.

Feixa, C. Past and present of adolescence in society. The ‘teen brain’ debate in perspective. Neuroscience and Biobehavioral Reviews, 35(8), 2011, p. 1634-1643. http://dx.doi.org/10.1016/j.neubiorev.2011.02.013.

Feixa, C. De la Generación@ a la #Generación. La juventud en la era digital. Barcelona: NED, 2016. Feixa, C., & Andrade, C. El Rey. Diario de un Latin King. Barcelona: NED, 2020.

Feixa, C., Méndez, A., & Feixa, C. Adolescentes confinad@s. Barcelona: NED, 2020.

Foucault, M. Vigilar y castigar. Buenos Aires: Siglo XXI, 1975.Hall, S. G. Adolescence: Its Psychology and its relations to Psysiology, So-ciology, Sex, Crime, Religion and Education. New York: Appleton Century Crofts, 1915 [1904].

La Fontaine, J. S. Iniciación. Drama ritual y conocimiento secreto. Barcelo-na: Lerna, 1987.

Martín-Barbero, J. Jóvenes. Entre el palimpsesto y el hipertexto. Barcelona: NED, 2017. Mead, M. Adolescencia, sexo y cultura en Samoa. Barcelona: Planeta. [Co-ming of Age in Samoa. New York: Morrow.], 1928 [1985].

Mead, M. Cultura y compromiso. El mensaje a la nueva generación. Barce-lona: Granica. [Culture and Commitment. A Study of the Generation Gap. New York: Natural History Press], 1970 [1977].

Monod, J. Los barjots. Ensayo de etnología de bandas de jóvenes. Barcelona: Ariel. [Les barjots. Paris: Juillard], 1968 [2002].

Pais, J.M. Jóvenes y creatividad. Entre futuros sombríos y tiempos de con-quista. Barcelona: NED, 2020. Reguillo, R. Paisajes insurrectos. Jóvenes, redes y revueltas en el otoño ci-vilizatorio. Barcelona: NED, 2018.

Rosa, H. Remedio a la aceleración. Ensayos sobre la resonancia. Barcelona: NED, 2019.

Ruiz Aja, L. Noche y jóvenes. Manual para intervenir en el ocio juvenil. Bar-celona: NED. 2017.

Thrasher, F. M. The Gang: a study of 1313 gangs in Chicago. Chicago: Univer-sity of Chicago Press. [En prensa: The Gang/La Banda. Un estudio sobre 1213 bandas en Chicago. Barcelona: NED], 1926.

Turnbull, C. Los pigmeos, el pueblo de la Selva. Barcelona: Javier Vergara, 1960 [1984].

Turner, V. El proceso ritual. Madrid: Taurus, 1985.

Ubieto, J.R. Adolescentes confinados (y no es un reality show), Ecoaula.es, 2020. Disponível em: https://www.eleconomista.es/ecoaula/noti-cias/10439536/03/20/Adolescentes-confinados-y-no-es-un-reality-show.html.

Ubieto, J.R. (Coord). Del padre al ipad. Barcelona: NED, 2019.

Van Gennep, A. Los ritos de paso. Madrid: Taurus, 1909 [1986].

Ventura, A. Jóvenes y cine. Barcelona: NED, 2019.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Feixa Pampols, C. (2021). Uma Geração viral? Adolescência e confinamento. Revista TOMO, (38), 17–36. https://doi.org/10.21669/tomo.vi38.14698

Edição

Seção

Dossiê