Sonhos de diamba controle do cotidiano: uma história da criminalização da maconha no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.v43.15883

Palavras-chave:

Maconha, Criminalização , História, Nordeste, Discurso Higienista

Resumo

“Sonhos da diamba, controles do cotidiano: uma história da criminalização da maconha no Brasil Republicano” é um livro fruto da dissertação de mestrado defendida junto ao Programa de pós-graduação em História da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É um trabalho que vem reforçar o conjunto de estudos elaborados sob a égide das orientações teóricas da história cultural e que reflete sobre as narrativas da interdição da maconha e o seu legado, ao permitir pensarmos os limites que têm sido encontrados para o desenvolvimento de uma política de descriminalização dos usos e usuários e a recepção do seu uso medicinal atualmente. O livro, composto de três capítulos, apresenta um recorte que almeja demonstrar como ocorreu a dinâmica da interdição dos usos e dos usuários de maconha na primeira metade do século XX no Brasil. Demonstra como as ações desenvolvidas pelo Estado Brasileiro e a imprensa baiana foram responsáveis por encetar o controle e criminalização dos usuários e usos dessa prática. Para tanto utiliza como substrato os discursos higienistas e sanitaristas, muito fortemente marcados pela presença de médicos, e oferece chaves de interpretação para a compreensão da complexa rede que atuou no processo de construção da criminalização da maconha na experiência nordestina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Barbosa, UFPB

Professor (sociologia) Associado do DCS (Departamento de Ciências Sociais) e do PPGS (Programa de Pós-Graduação em Sociologia) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Publicado

2024-02-06

Como Citar

Fontes Barbosa, I. (2024). Sonhos de diamba controle do cotidiano: uma história da criminalização da maconha no Brasil. Revista TOMO, 43, e15883. https://doi.org/10.21669/tomo.v43.15883

Edição

Seção

Resenhas