Masculinidades em cena: uma análise de "Rainha Diaba" e "Madame Satã"
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.v42i.18591Palavras-chave:
Gênero, Masculinidades, Representação, Personagens gays, Cinema brasileiroResumo
O cinema é um importante objeto de análise das Ciência Sociais, refletindo a cultura, as identidades e os papéis sociais. Descortinando as relações de gênero e as representações masculinas, diversos filmes atribuem papéis sexuais aos homens e agenciam as relações de poder em torno desses. Partindo dessa percepção, surge o interesse de investigar as masculinidades em personagens gays nos filmes brasileiros, mais precisamente em “Rainha Diaba” (1974) e “Madame Satã” (2002), nos quais os protagonistas estão inseridos em um contexto de subalternidade, marginalidade, desvio e ruptura social. Assim, esta pesquisa visa descortinar como os protagonistas de ambos os filmes são representados no que concerne aos territórios de gênero e outros marcadores como raça, etnia e classe. Para tanto, será utilizado o protocolo de “análise de imagens e movimentos” da pesquisadora Diana Rose. Ao final, espera-se contribuir para os estudos relacionados ao campo da representação no cinema.
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