Desmantelando sistemas de controle: o ato de criação queer como resistência no cinema brasileiro contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.v42i.18771

Palavras-chave:

Ato de criação queer, cinema queer contemporâneo, cinema queer brasileiro

Resumo

Pensar em um cinema queer é refletir sobre como o audiovisual, com suas estratégias estético-narrativas, pode contribuir para uma proposta antinormativa de gênero e sexualidade. A partir de uma revisão sistemática de literatura, centrada em pesquisadores/as do sul global que, numa perspectiva decolonial, têm deglutido e reconfigurado os estudos queer para seus contextos específicos, este artigo investiga a noção de que uma série de filmes contemporâneos tem concretizado esse propósito com a encenação de um ato de criação queer (Silva, 2021), tentando identificá-lo no cinema brasileiro atual. Para isso, a análise elabora um diálogo entre as provocações desses/as teóricos/as, com o intuito de tensionar em que medida pode-se enxergar o a produção nacional como um ato de criação ela mesma, capaz de fabular narrativas de gênero e sexualidade – e, com isso, melhor compreender a ideia de um “cinema queer” no Brasil.

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Biografia do Autor

Daniel Oliveira Silva, Universidade da Beira Interior

Mestre em cinema pela Universidade da Beira Interior, onde atualmente cursa o doutoramento em Media Artes, com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Integra ainda o grupo de pesquisa “Filmar-se e ver-se ao espelho: o uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa”, que também conta com o financiamento da FCT. Atuando como crítico desde 2004, é filiado à Associação Brasileira (Abraccine) e à Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci). É formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em História da Cultura e da Arte pela mesma instituição, e pós-graduação em Roteiro para Cinema e TV, pelo Humber Institute, de Toronto.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Silva, D. O. (2023). Desmantelando sistemas de controle: o ato de criação queer como resistência no cinema brasileiro contemporâneo. Revista TOMO, 42, e18771. https://doi.org/10.21669/tomo.v42i.18771

Edição

Seção

Dossiê Gênero, sexualidade e resistência nas artes: olhares desde o Sul global