Desmantelando sistemas de controle: o ato de criação queer como resistência no cinema brasileiro contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.v42i.18771Palavras-chave:
Ato de criação queer, cinema queer contemporâneo, cinema queer brasileiroResumo
Pensar em um cinema queer é refletir sobre como o audiovisual, com suas estratégias estético-narrativas, pode contribuir para uma proposta antinormativa de gênero e sexualidade. A partir de uma revisão sistemática de literatura, centrada em pesquisadores/as do sul global que, numa perspectiva decolonial, têm deglutido e reconfigurado os estudos queer para seus contextos específicos, este artigo investiga a noção de que uma série de filmes contemporâneos tem concretizado esse propósito com a encenação de um ato de criação queer (Silva, 2021), tentando identificá-lo no cinema brasileiro atual. Para isso, a análise elabora um diálogo entre as provocações desses/as teóricos/as, com o intuito de tensionar em que medida pode-se enxergar o a produção nacional como um ato de criação ela mesma, capaz de fabular narrativas de gênero e sexualidade – e, com isso, melhor compreender a ideia de um “cinema queer” no Brasil.
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