2012: Ponto de Chegada, Ponto de Partida
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.v0i0.3189Resumo
As universidades públicas federais se movimentam para atender à Lei das Cotas, ou para consolidar as políticas de inclusão já adotadas pela maioria delas. A convergência, em 2012, de dois importantes vetores nas políticas públicas do ensino superior - apressão do movimento negro pela implantação de políticas afirmativas, e a expansão das universidades promovida pelo REUNI,após anos de medidas restritivas do governo FHC-, foi eficaz na inclusão dos menos favorecidos, porém, ao mesmo tempo, acentuou as imensas deficiências do ensino básico. Isto faz com que uma parcela dos alunos que ingressaram pelas cotas tenha um rendimento acadêmico muito abaixo dos demais. Há muito que fazer, não só em termos de amparo material, mas, principalmente, de medidas pedagógicas que diminuam a evasão e façam valer o investimento que a sociedade faz, inserindo bons profissionais no mercado de trabalho.
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