2012: Ponto de Chegada, Ponto de Partida

Autores

  • Antonio Fernando de C. A. Beraldo
  • Eduardo Magrone
  • Tailiny Paula Ventura

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.v0i0.3189

Resumo

As universidades públicas federais se movimentam para atender à Lei das Cotas, ou para consolidar as políticas de inclusão já adotadas pela maioria delas. A convergência, em 2012, de dois importantes vetores nas políticas públicas do ensino superior - apressão do movimento negro pela implantação de políticas afirmativas, e a expansão das universidades promovida pelo REUNI,
após anos de medidas restritivas do governo FHC-, foi eficaz na inclusão dos menos favorecidos, porém, ao mesmo tempo, acentuou as imensas deficiências do ensino básico. Isto faz com que uma parcela dos alunos que ingressaram pelas cotas tenha um rendimento acadêmico muito abaixo dos demais. Há muito que fazer, não só em termos de amparo material, mas, principalmente, de medidas pedagógicas que diminuam a evasão e façam valer o investimento que a sociedade faz, inserindo bons profissionais no mercado de trabalho.

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Publicado

2014-06-01

Como Citar

Beraldo, A. F. de C. A., Magrone, E., & Ventura, T. P. (2014). 2012: Ponto de Chegada, Ponto de Partida. Revista TOMO. https://doi.org/10.21669/tomo.v0i0.3189

Edição

Seção

PARTE II: A Implementação da Política de Cotas Universitárias: Estudos de Caso