Relações Sociais e Sentidos de Justiça Social após a Adoção da Política de Cotas na Universidade Federal de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.v0i0.3193Resumo
Neste texto investigo as relações de distinção que são constituídas entre os alunos cotistas e não cotistas nos cursos de Medicina e Direito da Universidade Federal de Sergipe. Busco também entender como são ativadas as percepções que os estudantes têm sobre justiça social, meritocracia e desigualdade social, vinculadas ao debate sobre as ações afirmativas e as cotas para ingresso na universidade pública nos cursos de graduação. Além dessas percepções, analiso quais sentidos são acionadas por eles quando o assunto é cotas raciais. Este artigo é oriundo da pesquisa que desenvolvi no Mestrado através do Núcleo de Pesquisa e Pós – Graduação em Antropologia da Universidade Federalde Sergipe, sendo este artigo, um desmembramento de um capítulo de minha Dissertação defendida recentemente. Fundamentalmente, quis compreender como são instituídas as diferenças entre os estudantes através do impacto das cotas no contexto universitário. Ou seja, saber se o quesito “cotas” conta como determinante na produção das diferenças dentro das relações estabelecidas pelos estudantes dos dois cursos.
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