Memórias, Biografias e Histórias de Jornalistas
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.v0i0.3443Resumo
Neste artigo analiso casos de jornalistas que tiveram passagem pela revista Realidade (1966/1968) e por jornais da imprensa alternativa (1970) e empreenderam a publicação de livros a respeito de suas histórias de vida sobretudo nas duas últimas décadas. Investigo a relação entre fontes biográficas e objetos de estudo, assim como a interação entre biografias e outras fontes de pesquisa. A fim de ilustrar a temática, incorporei ao estudo das biografias dos jornalistas resultados da pesquisa de campo realizada por meio de entrevistas com os jornalistas intelectuais remanescentes de Realidade. Em minha abordagem, inicio pela argumentação sobre o valor das biografias como documento histórico e na sequência procuro relacionar os princípios de produção das obras autobiográficas dos jornalistas referidos ao contexto de transformações no campo jornalístico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista TOMO adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 a qual permite:
-
Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
-
Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).