PLURALISMO RELIGIOSO NO CONTEXTO URBANO: COMUNIDADE E NOVAS SUBJETIVIDADES
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.v0i12.462Resumo
Este trabalho visa refletir sobre as relações entre o aparecimento de novas formas de religiosidade na sociedade brasileira e os sentidos de comunidade que elas engendram. Num contexto de aprofundamento dos elementos religiosos modernos, onde conceitos como os de individualismo e reflexividade dão a tônica das análises sobre a religiosidade contemporânea, buscamos contemplar as especificidades desse processo no espaço da religiosidade popular. A perspectiva deste trabalho é colocar ênfase em modelos de sociabilidade e sentido que são engendrados em espaços de expressão religiosa na cidade, sem, no entanto, submetê-los a priori aos princípios de generalização próprios aos conceitos teóricos sugeridos acima, mas antes fazer com que esses conceitos sejam tencionados por esta mesma realidade. Estas questões serão trabalhadas através de dados coletados num bairro popular da cidade de Juiz de Fora/ MG, Brasil, onde foram observados os trabalhos de um projeto social católico e a formação de uma congregação da Igreja Quadrangular (pentecostal). O interesse é ressaltar a complexidade dos processos sociais e do conteúdo simbólico presentes neste contexto de interação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista TOMO adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 a qual permite:
-
Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
-
Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).