Políticas da terra: mobilidade, conflito e movimentos sociais no interior do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.v0i0.4645Resumo
Neste artigo, busco discutir os modos com que laços de familiaridade e de território são acionados nas práticas de diferentes movimentos de luta pela terra no município de Pinhão (PR). Apesar de distintos, eles se constituem em relação uns com os outros, seja em virtude das disputas, acordos e conflitos entre seus membros e lideranças, seja devido às proximidades espaciais e relações de amizade e de parentesco que existem entre os sujeitos que constituem essas coletividades. Nessa trilha, permanecer na terra ou adquirir terra diz respeito a práticas cotidianas de vinculação como território e com seus habitantes. A terra, nesse sentido, desponta enquanto um processo, comoum caminho trilhado por aqueles que nela vivem, e que buscam de diferentes formas a garantia dos seus terrenos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista TOMO adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 a qual permite:
-
Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
-
Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).