A "DESREIFICACAO" COMO FENÔMENO ÉTICO: uma re-leitura da tese de Berger e Luckmann sobre a construção social da realidade
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.v0i0.4980Resumo
o texto discute a influência do pensamento de Berger e Luckmann nos estudos em teoria do Jornalismo. Tal influencia induz a uma compreensão do Jornalismo, fundado no conceito de objetividade, como uma atividade que atua ideologicamente para a legitimação do status quo. Tal concepção, porém, não conseguiu desenvolver nenhuma alternativa de natureza ética e profissional para a pratica do Jornalismo. A recusa da objetividade representa para essas teses a possibilidade de crítica, denunciando a atividade jornalística por apreender uma realidade reificada como parâmetro para seus discursos "objetivos". Este texto sugere, porém, que a relação conhecimento, realidade e legitimação - que está no cerne da crítica a objetividade - e insuficiente para dar conta do problema. A possibilidade de crítica não estaria situada na capacidade de "desreificacão" do sujeito, mas na sua capacidade de reflexão ética.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista TOMO adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 a qual permite:
-
Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
-
Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).