Para além da racionalidade – as complexidades inerentes à relação economia, política e mídia
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.v0i0.6711Resumo
O presente artigo tem por interesse a elucidação das complexi- dades inerentes ao contexto da economia e de sua interseção com os mundos político e midiático. Destaca contribuições so- ciológicas, mais especificamente da Sociologia Econômica, para desconstruir racionalidades e posicionamentos objetivos que, por meio da mídia, repercutem na cena política. Demonstra as tensões sociais e os movimentos de grupos por trás das prescri- ções e debates econômicos, chamando a atenção para o fato de que dispositivos, leis e normas originários da Economia não de- pendem única e exclusivamente dos modelos racionais produzi- dos pelo homo economicus, ao contrário, são construções advin- das de embates culturais entre visões de mundo e seus grupos defensores. Para tal, se atém a um momento específico da cena brasileira qual seja a disputa em torno da transição entre os governos FHC e Lula, entre os anos de 2002 e 2003, e as tentativas de atrelar ao novo governo a possibilidade de uma crise econômica em decorrência de seus posicionamentos políticos.Downloads
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