Sobre arte e suas linguagens no espaço educativo
Abstract
RESUMO: Reflexão teórico-crítica sobre a contribuição do espaço educativo como meio de acesso à arte para crianças e jovens e sobre o papel das Licenciaturas em Arte na preparação de profissionais capacitados para ministrar de fato atividades artístico-pedagógicas, sem que se perca o foco da linguagem a ser transmitida aos educandos. Neste processo de transmissão de conteúdos e práticas, abrir-se-á espaço para a construção de um saber, de maneira a objetivar a autonomia do sujeito do processo educativo.
Downloads
References
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 1991.
BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 114-119.
BARBOSA, Ana Mae, COUTINHO, Rejane Galvão (Orgs.) Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP, 2009.
CORRÊA, Ayrton Dutra. Entrelaçamentos entre trajetórias pessoais e profissionais. In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de (org.). Arte, educação e cultura. Santa Maria, RS: UFSM, 2007.
GULLAR, Ferreira. Chovendo no molhado. Folha de S. Paulo, 24 mar. 2013. Ilustrada. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/i ndex-20130324.shtml>. Acesso em: 24.03.2013.
LEÃO, Raimundo Matos de. A arte no espaço educativo. Revista de Educação CEAP, Salvador, a. 8, n.4, dez., fev., 2000, p.21-30.
LOPONTE, Luciana Gruppelli. A arte da docência em Arte: desafios contemporâneos. In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de (org.). Arte, educação e cultura. Santa Maria, RS: UFSM, 2007.
PERROTI, Edmir. Arte na escola: anais do primeiro seminário sobre o papel da arte no processo de socialização e educação da criança e do jovem. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 1995, p. 26-27.
READ, Herbert. Educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
TODOROV, Tzvetan. A beleza salvará o mundo, Wilde, Rilke e Tsvetaeva: as aventuras do absoluto. Rio de Janeiro: Difel, 2011.
Published
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à revista Trapiche – Educação, Cultura & Artes e tê-lo aprovado, os autores declaram que todo o conteúdo é de sua inteira responsabilidade e autoria, inclusive imagens presentes no trabalho submetido, e concordam em ceder, sem remuneração, a esta Revista os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Os autores poderão dispor do trabalho para nova publicação, um ano após a publicação na revista Trapiche – Educação, Cultura & Artes.