Escrita e Leitura no Brasil da Década de 2010: Análise das Políticas Públicas

Autores

  • Rita de Cácia Santos Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Silvânia Meneses Gerônimo de Sá Universidade Federal de Sergipe
  • Sidiney Menezes Gerônimo Rede Estadual de Ensino de Sergipe

Palavras-chave:

Letramento, Formação do Leitor, Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA)

Resumo

Buscando compreender as dificuldades que se apresentam no processo de alfabetização e letramento, sob a abordagem da proficiência em escrita e leitura do Português no Brasil, esta pesquisa qualitativa buscou analisar as políticas públicas para a questão da formação em leitura e escrita no Brasil, com base no documento da Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA (BRASIL, 2016) nas edições 2014 e 2016. A pesquisa concluiu que os dois eixos definidos pela
ANA (BRASIL,2016) como centrais no processo de leitura e escrita revelam uma concepção de alfabetização que considera o domínio do código um momento importantíssimo no trabalho de alfabetizar crianças. Porém, os usos sociais do código, através das práticas de leitura e escrita nas diversas situações sociais, aparece com menos ênfase no documento tomado como referência de nossa análise. Essa perspectiva releva ao segundo plano a apropriação da escrita
e leitura, considerando os gostos pessoais, saberes e interesses individuais e coletivos dos educandos.

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Biografia do Autor

Rita de Cácia Santos Souza, Universidade Federal de Sergipe

Professora com Mestrado em Educação pela UFS, Doutorado e Pós-doutorado pela UFBA, atua no Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), líder do Núcleo de Pesquisa e  Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva- Núpita e é membro do Educon- CNPq/UFS/SE

Silvânia Meneses Gerônimo de Sá, Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe e Membro do Núcleo de estudos, extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva-Núpita Cnpq/UFS/SE

Sidiney Menezes Gerônimo, Rede Estadual de Ensino de Sergipe

Professor com Mestrado em Sociologia pela UFS, Doutorado em Letras e Linguística pela UFAL, atua na Rede Estadual de Sergipe e Municipal de Aracaju-SE.

Referências

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BRASIL, Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Avaliação Nacional da Alfabetização – Edição 2013. Disponível em

<http://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/ana/resultados/2013/nota_explicativa_ana_2013.pdf>>. Acesso em 08 jun. 2019.

BRASIL, Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Avaliação Nacional da Alfabetização – Edição 2016. Disponível em

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MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Atlas: 2011.

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Publicado

2019-11-11

Como Citar

Souza, R. de C. S., Sá, S. M. G. de, & Gerônimo, S. M. (2019). Escrita e Leitura no Brasil da Década de 2010: Análise das Políticas Públicas. Revista Cajueiro: Ciência Da Informação E Cultura Da Leitura, 1(2), 78–104. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/12538