Escrita e Leitura no Brasil da Década de 2010: Análise das Políticas Públicas
Palabras clave:
Letramento, Formação do Leitor, Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA)Resumen
Buscando compreender as dificuldades que se apresentam no processo de alfabetização e letramento, sob a abordagem da proficiência em escrita e leitura do Português no Brasil, esta pesquisa qualitativa buscou analisar as políticas públicas para a questão da formação em leitura e escrita no Brasil, com base no documento da Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA (BRASIL, 2016) nas edições 2014 e 2016. A pesquisa concluiu que os dois eixos definidos pela
ANA (BRASIL,2016) como centrais no processo de leitura e escrita revelam uma concepção de alfabetização que considera o domínio do código um momento importantíssimo no trabalho de alfabetizar crianças. Porém, os usos sociais do código, através das práticas de leitura e escrita nas diversas situações sociais, aparece com menos ênfase no documento tomado como referência de nossa análise. Essa perspectiva releva ao segundo plano a apropriação da escrita
e leitura, considerando os gostos pessoais, saberes e interesses individuais e coletivos dos educandos.
Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 14ª Edição. Hucitec, 2010.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Tradução de Luiz Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2016. 225 p. Original francês.
BRASIL, Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Avaliação Nacional da Alfabetização – Edição 2013. Disponível em
<http://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/ana/resultados/2013/nota_explicativa_ana_2013.pdf>>. Acesso em 08 jun. 2019.
BRASIL, Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Avaliação Nacional da Alfabetização – Edição 2016. Disponível em
<http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2017-pdf/75181-resultados-ana-2016-pdf/file>>. Acesso em 05 nov. 2018.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Atlas: 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são do autor e da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com os princípios do sistema de acesso aberto do Creative Commons.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution coletiva para a Revista Cajueiro e individual para cada artigo nela publicado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).