Escrita e Leitura no Brasil da Década de 2010: Análise das Políticas Públicas

Authors

  • Rita de Cácia Santos Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Silvânia Meneses Gerônimo de Sá Universidade Federal de Sergipe
  • Sidiney Menezes Gerônimo Rede Estadual de Ensino de Sergipe

Keywords:

Letramento, Formação do Leitor, Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA)

Abstract

Buscando compreender as dificuldades que se apresentam no processo de alfabetização e letramento, sob a abordagem da proficiência em escrita e leitura do Português no Brasil, esta pesquisa qualitativa buscou analisar as políticas públicas para a questão da formação em leitura e escrita no Brasil, com base no documento da Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA (BRASIL, 2016) nas edições 2014 e 2016. A pesquisa concluiu que os dois eixos definidos pela
ANA (BRASIL,2016) como centrais no processo de leitura e escrita revelam uma concepção de alfabetização que considera o domínio do código um momento importantíssimo no trabalho de alfabetizar crianças. Porém, os usos sociais do código, através das práticas de leitura e escrita nas diversas situações sociais, aparece com menos ênfase no documento tomado como referência de nossa análise. Essa perspectiva releva ao segundo plano a apropriação da escrita
e leitura, considerando os gostos pessoais, saberes e interesses individuais e coletivos dos educandos.

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Author Biographies

Rita de Cácia Santos Souza, Universidade Federal de Sergipe

Professora com Mestrado em Educação pela UFS, Doutorado e Pós-doutorado pela UFBA, atua no Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), líder do Núcleo de Pesquisa e  Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva- Núpita e é membro do Educon- CNPq/UFS/SE

Silvânia Meneses Gerônimo de Sá, Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe e Membro do Núcleo de estudos, extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva-Núpita Cnpq/UFS/SE

Sidiney Menezes Gerônimo, Rede Estadual de Ensino de Sergipe

Professor com Mestrado em Sociologia pela UFS, Doutorado em Letras e Linguística pela UFAL, atua na Rede Estadual de Sergipe e Municipal de Aracaju-SE.

References

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Published

2019-11-11

How to Cite

Souza, R. de C. S., Sá, S. M. G. de, & Gerônimo, S. M. (2019). Escrita e Leitura no Brasil da Década de 2010: Análise das Políticas Públicas. Revista Cajueiro: Ciência Da Informação E Cultura Da Leitura, 1(2), 78–104. Retrieved from https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/12538