Algumas possibilidades da HQ-escultura

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Palavras-chave:

Linguagens híbridas, Escultura, História em Quadrinhos, Fotografia

Resumo

Partindo de movimentos entre os campos da escultura, da fotografia e da história em quadrinhos, é possível caracterizar as narrativas abordadas neste texto como poéticas híbridas (BELLOUR, 1997), num borrar de fronteiras característico das manifestações artísticas da contemporaneidade. Figuram nesta discussão comentários sobre HQ de Luiz Gê, Willian Hussar, Rodrigo dMart, Indio-San, Neil Gaiman e Dave McKean, assim como algumas do próprio autor, onde fotografias de esculturas ou bonecos ou hibridações do desenho com colagens de objetos compõem as cenas das histórias contadas. No estudo destas criações a partir da noção de "HQ-escultura", é possível também operacionalizar conceitos como o efeito escultura (DUBOIS, 1988), o campo expandido ou ampliado da escultura (KRAUSS, 1979) e a filosofia da caixa preta (FLUSSER, 2002). A atenção aos modos com que diferentes artistas expandem seus campos de atuação e estabelecem com isso poéticas híbridas, além de criar um conjunto de referências para fazeres de um pesquisador em arte, também suscita pensares sobre conceitos operacionais.

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Biografia do Autor

Fábio Purper Machado, Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial - ASPAS

Doutor em em Arte e Cultura Visual Universidade Federal de Goiás UFG, 2017. Membro da Associação
de Pesquisadores em Arte Sequencial ASPAS. LATTES ID: http://lattes.cnpq.br/2783105021952953. 

Referências

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Publicado

2020-11-11

Como Citar

Machado, F. P. (2020). Algumas possibilidades da HQ-escultura. Revista Cajueiro: Ciência Da Informação E Cultura Da Leitura, 2(2), 203–235. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/14735