Algumas possibilidades da HQ-escultura

Autores/as

Palabras clave:

Linguagens híbridas, Escultura, História em Quadrinhos, Fotografia

Resumen

Partindo de movimentos entre os campos da escultura, da fotografia e da história em quadrinhos, é possível caracterizar as narrativas abordadas neste texto como poéticas híbridas (BELLOUR, 1997), num borrar de fronteiras característico das manifestações artísticas da contemporaneidade. Figuram nesta discussão comentários sobre HQ de Luiz Gê, Willian Hussar, Rodrigo dMart, Indio-San, Neil Gaiman e Dave McKean, assim como algumas do próprio autor, onde fotografias de esculturas ou bonecos ou hibridações do desenho com colagens de objetos compõem as cenas das histórias contadas. No estudo destas criações a partir da noção de "HQ-escultura", é possível também operacionalizar conceitos como o efeito escultura (DUBOIS, 1988), o campo expandido ou ampliado da escultura (KRAUSS, 1979) e a filosofia da caixa preta (FLUSSER, 2002). A atenção aos modos com que diferentes artistas expandem seus campos de atuação e estabelecem com isso poéticas híbridas, além de criar um conjunto de referências para fazeres de um pesquisador em arte, também suscita pensares sobre conceitos operacionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fábio Purper Machado, Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial - ASPAS

Doutor em em Arte e Cultura Visual Universidade Federal de Goiás UFG, 2017. Membro da Associação
de Pesquisadores em Arte Sequencial ASPAS. LATTES ID: http://lattes.cnpq.br/2783105021952953. 

Citas

BELLOUR, Raymond. Entre-imagens. Foto, cinema, vídeo. Campinas: Papirus, 1997.
DMART, Rodrigo; INDIO-SAN. Um Outro Pastoreio. 2010. Disponível em <http://indiosan.com/um-outro-pastoreio>, acesso em 18 mar. 2018.
DMART, Rodrigo; INDIO-SAN. Reconto. 2014. Disponível em <http://indiosan.com/reconto>, acesso em 18.mar.2018.
DUBOIS, Phillipe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papiros, 1993.
DURAND, Régis. Événements de Sculptures du Temps. In: Le Regard Pensif. Paris: Éditions de la Différence, 2002.
FLUSSER, Vilem. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
KRAUSS, Rosalind. Sculpture in the Expanded Field. October, Vol. 8. 1979, Pp.30-44.
OLIVEIRA, Regiane. Por que nos importamos com símbolos escravagistas dos EUA e ignoramos os do Brasil? El Pais, 4.set.2017. Disponível em <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/02/politica/1504310652_774711.html>, acesso em 04 jun. 2018.
PIETROFORTE, Antonio Vicente; GÊ, Luiz. Análise textual da história em quadrinhos. São Paulo: Annablume, 2009.
SANTOS NETO, Elydio (org.); SILVA, Marta Regina Paulo (org). História em Quadrinhos e Educação: Formação e Prática Docente. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2011.
ZIVIE-COCHE, Christiane. Sphinx: History of a Monument. Londres: Cornell, 1997. Disponível em <http://gizamedia.rc.fas.harvard.edu/documents/zivie-coche_sphinx.pdf>, acesso em 14 fev. 2019.

Publicado

2020-11-11

Cómo citar

Machado, F. P. (2020). Algumas possibilidades da HQ-escultura. Revista Cajueiro: Ciência Da Informação E Cultura Da Leitura, 2(2), 203–235. Recuperado a partir de https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/14735