Algumas possibilidades da HQ-escultura
Keywords:
Linguagens híbridas, Escultura, História em Quadrinhos, FotografiaAbstract
Starting from movements between the fields of sculpture, photography, and comic strip, it is possible to characterize the narratives addressed in this text as hybrid poetics (BELLOUR, 1997), in a blurring of boundaries characteristic of contemporary artistic manifestations. Comments on HQ by Luiz Gê, Willian Hussar, Rodrigo dMart, Indio-San, Neil Gaiman and Dave McKean, and also some of the author, are featured in this discussion, where photographs of sculptures or dolls or hybridizations of the drawing with collages of objects compose the scenes of the stories told. In the study of these creations from the In the study of these creations from the notion of "HQ-sculpture", it is also possible to operationalize concepts such as the sculpture effect (DUBOIS, 1988), the expanded or expanded field of sculpture (KRAUSS, 1979) and the philosophy of the black box (FLUSSER, 2002). Attention to the ways in which different artists expand their fields of activity and thereby stablish hybrid poetics, in addition to creating a set of references for the actions of an art researcher, also raises thinking about operational concepts.
Downloads
References
DMART, Rodrigo; INDIO-SAN. Um Outro Pastoreio. 2010. Disponível em <http://indiosan.com/um-outro-pastoreio>, acesso em 18 mar. 2018.
DMART, Rodrigo; INDIO-SAN. Reconto. 2014. Disponível em <http://indiosan.com/reconto>, acesso em 18.mar.2018.
DUBOIS, Phillipe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papiros, 1993.
DURAND, Régis. Événements de Sculptures du Temps. In: Le Regard Pensif. Paris: Éditions de la Différence, 2002.
FLUSSER, Vilem. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
KRAUSS, Rosalind. Sculpture in the Expanded Field. October, Vol. 8. 1979, Pp.30-44.
OLIVEIRA, Regiane. Por que nos importamos com símbolos escravagistas dos EUA e ignoramos os do Brasil? El Pais, 4.set.2017. Disponível em <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/02/politica/1504310652_774711.html>, acesso em 04 jun. 2018.
PIETROFORTE, Antonio Vicente; GÊ, Luiz. Análise textual da história em quadrinhos. São Paulo: Annablume, 2009.
SANTOS NETO, Elydio (org.); SILVA, Marta Regina Paulo (org). História em Quadrinhos e Educação: Formação e Prática Docente. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2011.
ZIVIE-COCHE, Christiane. Sphinx: History of a Monument. Londres: Cornell, 1997. Disponível em <http://gizamedia.rc.fas.harvard.edu/documents/zivie-coche_sphinx.pdf>, acesso em 14 fev. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são do autor e da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com os princípios do sistema de acesso aberto do Creative Commons.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution coletiva para a Revista Cajueiro e individual para cada artigo nela publicado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).