Biblioteca universitária e sanção por atraso na devolução de documentos: punir ou educar
qual é o projeto?
Palavras-chave:
Biblioteca Universitária, :Biblioteconomia e Ensino Superior, SançõesResumo
O estudo aborda as sanções que são aplicadas em bibliotecas com o intuito de punir usuários que atrasam na devolução de documentos, com enfoque nas bibliotecas das universidades públicas federais brasileiras. Será identificado as formas de sanções recorrentes, descrevendo e analisando como essas se processam nas diferentes bibliotecas, além de refletir acerca da realidade dos profissionais bibliotecários quanto à carência de empenho para formação continuada, assim como, para o desenvolvimento de reflexões críticas, capazes de elaborar programas educativos que envolvam a comunidade. A partir de uma pesquisa descritiva e exploratória. Como resultado do estudo, concluiu-se que os instrumentos normativos elaborados pelas bibliotecas universitárias por si só não apresentam textos suficientemente claros; que utilizam a suspensão e a multa como ferramenta predominante de sanção e que essas práticas em geral não se evidenciam inseridas em programas educativos para a formação da cidadania e da responsabilidade social, pois limita o processo de punição a um ato mecânico de coação aos usuários impontuais.
Downloads
Referências
RABELLO, O. C. P. O usuário nos currículos de Biblioteconomia. Rev. Esc. Bibliotecon. UFMG. Belo Horizonte, v. 10, n. 2, 179-92, set. 1981.
SILVA, Edilene Maria da Silva (org.). Gestão de Unidades de Informação na atualidade. Recife: UFPE, 2021. (Série Livro-Texto).
SOUZA, F. C. . A multa financeira nas bibliotecas universitárias: sua contribuição ao desvio educacional. In: 9. Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 1996, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR - PUC/PR, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são do autor e da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com os princípios do sistema de acesso aberto do Creative Commons.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution coletiva para a Revista Cajueiro e individual para cada artigo nela publicado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).