Biblioteca universitária e sanção por atraso na devolução de documentos: punir ou educar
qual é o projeto?
Keywords:
Biblioteca Universitária, :Biblioteconomia e Ensino Superior, SançõesAbstract
The study addresses the sanctions that are applied in libraries with the aim of punishing users who delay in returning documents, with a focus on libraries in Brazilian federal public universities. The forms of recurrent sanctions will be identified, describing, and analyzing how these are processed in different libraries, in addition to reflecting on the reality of librarian professionals regarding the lack of commitment to continuing education, as well as, for the development of critical reflections, capable of elaborating educational programs that involve the community. From a descriptive and exploratory research. As a result of the study, it was concluded that the normative instruments elaborated by university libraries by themselves do not present sufficiently clear texts; that use suspension and fines as the predominant sanctioning tool and that these practices in general are not included in educational programs for the formation of citizenship and social responsibility, as it limits the punishment process to a mechanical act of coercion to unpunctual users.
Downloads
References
RABELLO, O. C. P. O usuário nos currículos de Biblioteconomia. Rev. Esc. Bibliotecon. UFMG. Belo Horizonte, v. 10, n. 2, 179-92, set. 1981.
SILVA, Edilene Maria da Silva (org.). Gestão de Unidades de Informação na atualidade. Recife: UFPE, 2021. (Série Livro-Texto).
SOUZA, F. C. . A multa financeira nas bibliotecas universitárias: sua contribuição ao desvio educacional. In: 9. Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 1996, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR - PUC/PR, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são do autor e da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com os princípios do sistema de acesso aberto do Creative Commons.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution coletiva para a Revista Cajueiro e individual para cada artigo nela publicado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).