Biblioteca universitária e sanção por atraso na devolução de documentos: punir ou educar

qual é o projeto?

Autores

  • Silvio Marcos Dias Santos Universidade Federal Fluminense - UFF

Palavras-chave:

Biblioteca Universitária, :Biblioteconomia e Ensino Superior, Sanções

Resumo

O estudo aborda as sanções que são aplicadas em bibliotecas com o intuito de punir usuários que atrasam na devolução de documentos, com enfoque nas bibliotecas das universidades públicas federais brasileiras. Será identificado as formas de sanções recorrentes, descrevendo e analisando como essas se processam nas diferentes bibliotecas, além de refletir acerca da realidade dos profissionais bibliotecários quanto à carência de empenho para formação continuada, assim como, para o desenvolvimento de reflexões críticas, capazes de elaborar programas educativos que envolvam a comunidade. A partir de uma pesquisa descritiva e exploratória. Como resultado do estudo, concluiu-se que os instrumentos normativos elaborados pelas bibliotecas universitárias por si só não apresentam textos suficientemente claros; que utilizam a suspensão e a multa como ferramenta predominante de sanção e que essas práticas em geral não se evidenciam inseridas em programas educativos para a formação da cidadania e da responsabilidade social, pois limita o processo de punição a um ato mecânico de coação aos usuários impontuais.

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Biografia do Autor

Silvio Marcos Dias Santos, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense
(2018). Mestre em Ciência da Informação pela UFBA (2010). LATTES ID:
http://lattes.cnpq.br/0008304260976771. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-2448-7824

Referências

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Publicado

2022-04-18

Como Citar

Santos, S. M. D. (2022). Biblioteca universitária e sanção por atraso na devolução de documentos: punir ou educar: qual é o projeto?. Revista Cajueiro: Ciência Da Informação E Cultura Da Leitura, 3(2), 82–111. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/17541