Os Romances cor-de-rosa e a formação de leitoras:

memórias e histórias

Autores

  • Alzira Queiroz Gondim Tude de Sá Instituto da Ciência da Informação. Universidade federal da Bahia

Palavras-chave:

Leitura-História. Leitura-Mulheres-Formação. Romances cor de rosa.

Resumo

Este artigo discorre sobre um percurso da história da leitura, registrando que há motivações históricas para o ato de ler, como há registros da sua proibição. Destaca o papel fundamental exercido pelos romances na formação da mulher leitora, especialmente os romances  cognominados de romances cor de rosa. Aborda sobre as  proibições impostas pelas elites sociais e religiosas às leituras das mulheres, como aponta para o papel da literatura na criação e sedimentação, no imaginario social, do estereotipo da mulher leitora frágil, futil e romanticamente sensível. Aponta para as mudanças ocorridas na contemporaneidade e para o compromisso que deve ser assumido pelos profissionais da informação no que concerne a socialização do direito ao livro e à leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alzira Queiroz Gondim Tude de Sá, Instituto da Ciência da Informação. Universidade federal da Bahia

Doutora em Ciência da Informação pela UFBA (2016). LATTES ID: http://lattes.cnpq.br/8179247092679836. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-8628-0300. Email: alziratude@gmail.com

Referências

ABREU, Márcia. Diferentes formas de ler. Disponível em: www.unicamp.br/iel/memorial/ensaios/inde.html.
AMADO, Jorge. Gabriela, cravo e canela: crônica de uma cidade do interior. 77 ed. São Paulo: Record, 1995.
BELO, André. História & livro e leitura. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
BORGES, J.L. Sobre os classicos. In: Nova antologia poética. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 1993.
GINSBURG,Carlo. O queijo e os vermes; o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia de Bolso,2006.

CHARTIER, R.(Org.) Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
LAJOLLO, Marisa. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
LYONS, Martyn. Os novos leitores no século XIX: Mulheres, crianças, operários. In: CAVALLO, G & CHARTIER, R.(Org.) História da leitura no mundo ocidental. São Paulo: Ática, 1999.
MENGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
QUEIRÓZ, Vera. Crítica, leitora, experiência. In: QUEIRÓZ, Vera. Crítica literária e estratégias de gênero. Niterói: EDUFF,1997.

Downloads

Publicado

2023-04-11

Como Citar

Sá, A. Q. G. T. de. (2023). Os Romances cor-de-rosa e a formação de leitoras: : memórias e histórias. Revista Cajueiro: Ciência Da Informação E Cultura Da Leitura, 4(1), 21–40. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/18153