Os Romances cor-de-rosa e a formação de leitoras:

memórias e histórias

Autores/as

  • Alzira Queiroz Gondim Tude de Sá Instituto da Ciência da Informação. Universidade federal da Bahia

Palabras clave:

Leitura-História. Leitura-Mulheres-Formação. Romances cor de rosa.

Resumen

Este artigo discorre sobre um percurso da história da leitura, registrando que há motivações históricas para o ato de ler, como há registros da sua proibição. Destaca o papel fundamental exercido pelos romances na formação da mulher leitora, especialmente os romances  cognominados de romances cor de rosa. Aborda sobre as  proibições impostas pelas elites sociais e religiosas às leituras das mulheres, como aponta para o papel da literatura na criação e sedimentação, no imaginario social, do estereotipo da mulher leitora frágil, futil e romanticamente sensível. Aponta para as mudanças ocorridas na contemporaneidade e para o compromisso que deve ser assumido pelos profissionais da informação no que concerne a socialização do direito ao livro e à leitura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alzira Queiroz Gondim Tude de Sá, Instituto da Ciência da Informação. Universidade federal da Bahia

Doutora em Ciência da Informação pela UFBA (2016). LATTES ID: http://lattes.cnpq.br/8179247092679836. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-8628-0300. Email: alziratude@gmail.com

Citas

ABREU, Márcia. Diferentes formas de ler. Disponível em: www.unicamp.br/iel/memorial/ensaios/inde.html.
AMADO, Jorge. Gabriela, cravo e canela: crônica de uma cidade do interior. 77 ed. São Paulo: Record, 1995.
BELO, André. História & livro e leitura. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
BORGES, J.L. Sobre os classicos. In: Nova antologia poética. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 1993.
GINSBURG,Carlo. O queijo e os vermes; o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia de Bolso,2006.

CHARTIER, R.(Org.) Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
LAJOLLO, Marisa. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
LYONS, Martyn. Os novos leitores no século XIX: Mulheres, crianças, operários. In: CAVALLO, G & CHARTIER, R.(Org.) História da leitura no mundo ocidental. São Paulo: Ática, 1999.
MENGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
QUEIRÓZ, Vera. Crítica, leitora, experiência. In: QUEIRÓZ, Vera. Crítica literária e estratégias de gênero. Niterói: EDUFF,1997.

Publicado

2023-04-11

Cómo citar

Sá, A. Q. G. T. de. (2023). Os Romances cor-de-rosa e a formação de leitoras: : memórias e histórias. Revista Cajueiro: Ciência Da Informação E Cultura Da Leitura, 4(1), 21–40. Recuperado a partir de https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/18153