Redes neurais naturais, redes neurais artificiais e habilidades de aprendizagem: sob o ponto de vista cibernético

Authors

  • Osvaldo Sangiorgi

Keywords:

Ciência da Informação, Rede Neural Artificial, Cibernética Pedagógica

Abstract

O objetivo fundamental desta comunicação é desenvolver um paradigma adaptativo, baseado no conceito de Redes Neuro-Artificiais (NAR) para resolver problemas em relação à disciplina de aprendizagem. O conhecimento humano é adquirido por meio de uma rede social analógica ou digital. O cérebro humano se constitui como modelo ideal de processamento de informação, servindo como fundamento do modelo matemático da rede neural-artificial. As propriedades de
operabilidade e agradabilidade são essenciais na concepção das mídias e linguagens, com o objetivo da melhor acessibilidade dos usuários das NAR, em diferentes situações de eprendizagem, aprendizado, ensino e compartilhamento de informação e conhecimento em suporte digital. Conclui que, adotando o princípio de que nas aplicações tradicionais de um computador não se pode efetivamente representar uma das grandes habilidades humanas mentais, o NAR é um modelo matemático que tem capacidade de testar novas teorias do
conhecimento.

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Author Biography

Osvaldo Sangiorgi

Graduação tripla pela Universidade de São Paulo - USP, em Matemática, Linguística e Educação (1943), Especialização pela University of Kansas (1960), Mestrado pela University of Kansas (Lawrence, EUA) (1961), Doutorado em Linguística e Matemática pela USP (1973) e Pós-Doutorado pela Universitat Gesamthochschule Paderborn (1979).

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SANGIORGI, O. Neuro-naturaj retoj, neuro-artefaritaj retoj kaj lerninstruprocedo subkibernetica vidpunkto. GRKG – (Grundlagenstudien aus Kybernetik und Geisteswissenchaft) - Internacia Revuo por Modeligo kaj Matematikizo em la Homsciencoj. Berlin/Paderborn:

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Published

2019-11-11

How to Cite

Sangiorgi, O. (2019). Redes neurais naturais, redes neurais artificiais e habilidades de aprendizagem: sob o ponto de vista cibernético. Revista Cajueiro: Ciência Da Informação E Cultura Da Leitura, 1(2), 181–196. Retrieved from https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/12579