Literatura infantil e hipertextualidade

aproximações possíveis a partir da sequenciação narrativa

Autores/as

Palabras clave:

Leitura, Literária Infantil, Narrativa Sequencial, Formação do Leitor Literário

Resumen

As narrativas destinadas ao público infantil valem-se de encadeamentos sequenciais de imagens para contar suas histórias, podendo ser compreendidas, portanto, como manifestação de arte sequencial. Nessa perspectiva, a proposta em questão traz uma breve análise sobre a linguagem sincrética que compõe a sequência narrativa dos textos literários destinados ao público infantil. Dessa forma, os componentes não verbais que constituem a sequência dos textos sincréticos da literatura infantil extrapolam o lugar comum do ornamento lúdico, tornando-se instrumentos de apropriação e socialização da leitura literária e, por conseguinte, do letramento literário. A fim de esclarecer essas questões, adotou-se um enfoque qualitativo, de caráter exploratório, perpassando por revisão teórica. A ludicidade conferida pela estrutura sincrética e hipertextual do texto infantil ajusta-se ao cunho social e cultural ao qual uma obra pertence, inserindo o leitor, desde a tenra idade, no diálogo com o texto literário, possibilitando-lhe a formação enquanto leitor de literatura.

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Biografía del autor/a

Penha Élida Ghiotto Tuão Ramos, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Doutoranda em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF.
Mestre em Cognição e Linguagem pela UENF (2015). LATTES ID: http://lattes.cnpq.br/6233081353479239.

 

Analice de Oliveira Martins, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doutora em Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Mestre em Letras
(Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. LATTES ID: http://lattes.cnpq.br/8966420075110672.

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em: 21 fev. 2020.

Publicado

2020-11-11

Cómo citar

Ramos, P. Élida G. T. ., & Martins, A. de O. (2020). Literatura infantil e hipertextualidade: aproximações possíveis a partir da sequenciação narrativa. Revista Cajueiro: Ciência Da Informação E Cultura Da Leitura, 2(2), 25–59. Recuperado a partir de https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/14730