Fanzines

autoralidade e expressividade na produção textual de crianças

Autores/as

Palabras clave:

Fanzines - Educação, Fanzines - Produção de Texto, Fanzines - Autoralidade

Resumen

Tendo como tema o estudo da relação entre o fanzine e a produção textual, buscou-se entender de que forma essa revista artesanal contribui para a expressividade, a criatividade e o processo
de autoralidade na produção de texto por crianças. O fanzine contribui para a aproximação da criança e sua produção escrita, que deixa de ser um mero exercício, para se converter em um
ato criativo, possibilitando que se torne autor de sua obra e a compartilha com seus pares e outros públicos leitores. A pesquisa, de natureza intervencionista, sob um enfoque qualitativo
teve como metodologia a pesquisa-ação. O marco teórico que guiou o processo investigativo segue os princípios sociointeracionistas. Com base nessa perspectiva, o estudo partiu da
concepção de gênero de Bakhtin (2011), que trata da linguagem como um modo de interação social, e de outros estudiosos que compartilham suas ideias sobre esse tema como Marcuschi
(2008), Schneuwly e Dols (2004); da proposta de sequência didática de Schneuwly, demonstrada por Dolz e Noverraz (2004); da produção de texto verbo visual de Nikolajeva e
Scott (2011); e dos estudos sobre fanzine de Andraus (2013), Guimarães (2005), Santos Neto (2010), Magalhães (2013), entre outros.

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Biografía del autor/a

Andrea Gomes Barbosa, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Doutoranda em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestre em Letras pela
Universidade Estadual do Rio de Janeiro UERJ (2018). LATTES ID: http://lattes.cnpq.br/4590035647900686.

Citas

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Publicado

2020-11-11

Cómo citar

Barbosa, A. G. (2020). Fanzines: autoralidade e expressividade na produção textual de crianças. Revista Cajueiro: Ciência Da Informação E Cultura Da Leitura, 2(2), 275–345. Recuperado a partir de https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/14738