Reflexões sobre a interculturalidade e a tradução num contexto decolonial

Autores/as

  • Gabriele Greggersen Fagammon

Palabras clave:

Interculturalidade. Decolonialismo. Educação. Tradução cultural.

Resumen

O artigo trata da teoria da interculturalidade, seu conceito e contexto especialmente na América Latina, que ainda se ressente das marcas do colonialismo. Usando a metodologia bibliográfica e reflexiva, estaremos situando a interculturalidade no campo da educação, da política e destacaremos suas relações com a tradução. O adjetivo “decolonial” é proposto, inspirado em vários autores, para exprimir a luta contra as marcas herdadas de épocas passadas e que apresentam exemplos de como elas podem ser dirimidas. A tradução cultural tem muito a se beneficiar desses estudos e muito tem a contribuir para os mesmos. Essa é ao menos a tese que procuramos demonstrar aqui.

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Biografía del autor/a

Gabriele Greggersen, Fagammon

Doutora em História e Filosofia da Educação pela USP (1998). LATTES ID: http://lattes.cnpq.br/0260060318651073. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-5647-8535. Email: ggreggersen@gmail.com.

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Publicado

2023-04-11

Cómo citar

Greggersen, G. (2023). Reflexões sobre a interculturalidade e a tradução num contexto decolonial. Revista Cajueiro: Ciência Da Informação E Cultura Da Leitura, 4(1), 94–123. Recuperado a partir de https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/18252