ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO:
CULTURA ESCOLAR E CULTURA DA AVALIAÇÃO
Palavras-chave:
cultura, avaliação, exame, educaçãoResumo
Neste artigo, retoma-se a literatura sobre estudos culturais contemporâneos, que tem como essência a educação, para verificar quais seriam os principais atributos da Cultura da Avaliação e da Pedagogia do Exame, propondo uma análise bibliográfica. Como referencial teórico, propõe-se Perrenoud (1999) e Luckesi (2011) para refletir sobre a Cultura da Avaliação e Bourdieu (1998) sobre a escola conservadora, capital cultural e seleção social. Esse exercício se aplica como tentativa de resposta ao problema: “Como a prevalência e as características da cultura da avaliação e da pedagogia do exame influenciam a educação?”. Concluímos que há urgência em quebrar os paradigmas da pedagogia do exame no ambiente escolar alicerçando os ideais da cultura avaliativa como tomada de decisões e com fins de ensino e aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Horizontes Históricos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Discente do PROHIS/UFS Horizontes Históricos. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, está condicionada à autorização escrita do(s) Editor(es). Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos desta revista (partes do texto que excedam a 500 palavras, tabelas e ilustrações) deverão ter permissão escrita do(s) autor(es).