ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO:

CULTURA ESCOLAR E CULTURA DA AVALIAÇÃO

Autores/as

Palabras clave:

cultura, avaliação, exame, educação

Resumen

Neste artigo, retoma-se a literatura sobre estudos culturais contemporâneos, que tem como essência a educação, para verificar quais seriam os principais atributos da Cultura da Avaliação e da Pedagogia do Exame, propondo uma análise bibliográfica. Como referencial teórico, propõe-se Perrenoud (1999) e Luckesi (2011) para refletir sobre a Cultura da Avaliação e Bourdieu (1998) sobre a escola conservadora, capital cultural e seleção social. Esse exercício se aplica como tentativa de resposta ao problema: “Como a prevalência e as características da cultura da avaliação e da pedagogia do exame influenciam a educação?”. Concluímos que há urgência em quebrar os paradigmas da pedagogia do exame no ambiente escolar alicerçando os ideais da cultura avaliativa como tomada de decisões e com fins de ensino e aprendizagem.

Biografía del autor/a

Lucas Antoszczyszyn, Universidade Estadual do Centro Oeste

Mestre em História, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, bolsista CAPES, antoszczyszyn98@outlook.com

Publicado

2024-08-02

Cómo citar

Czelusniak Costa Chepluki, F., & Antoszczyszyn, L. (2024). ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO:: CULTURA ESCOLAR E CULTURA DA AVALIAÇÃO. Horizontes Históricos, 8(1), 87–101. Recuperado a partir de https://periodicos.ufs.br/HORIZONTES/article/view/20594