CINEMA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA
A UTILIZAÇÃO DOS FILMES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA AULA-OFICINA
Palavras-chave:
Cinema, Ensino de História, Aula-OficinaResumo
Pretende-se neste artigo discutir a utilização do cinema no ensino de História, através do modelo de aula-oficina proposto por Isabel Barca, nos moldes da Educação Histórica. Ademais, intenciona-se discutir metodologicamente como se utilizar da sétima arte na escola, propondo um método próprio de análise fílmica que leve em consideração o contexto de produção da película e os elementos cinematográficos que a compõe. Objetiva-se desenvolver nos educandos uma consciência histórica, política e social, destacando a importância da utilização de fontes fílmicas em ambientes educacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Horizontes Históricos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Discente do PROHIS/UFS Horizontes Históricos. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, está condicionada à autorização escrita do(s) Editor(es). Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos desta revista (partes do texto que excedam a 500 palavras, tabelas e ilustrações) deverão ter permissão escrita do(s) autor(es).