CINEMA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA

A UTILIZAÇÃO DOS FILMES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA AULA-OFICINA

Autores

  • Guilherme Cardinale de Araujo Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Cinema, Ensino de História, Aula-Oficina

Resumo

Pretende-se neste artigo discutir a utilização do cinema no ensino de História, através do modelo de aula-oficina proposto por Isabel Barca, nos moldes da Educação Histórica. Ademais, intenciona-se discutir metodologicamente como se utilizar da sétima arte na escola, propondo um método próprio de análise fílmica que leve em consideração o contexto de produção da película e os elementos cinematográficos que a compõe. Objetiva-se desenvolver nos educandos uma consciência histórica, política e social, destacando a importância da utilização de fontes fílmicas em ambientes educacionais.

Downloads

Publicado

2025-01-07

Como Citar

Cardinale de Araujo, G. (2025). CINEMA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: A UTILIZAÇÃO DOS FILMES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA AULA-OFICINA . Horizontes Históricos, 9(2), 15–30. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/HORIZONTES/article/view/21798

Edição

Seção

Artigos Dossiê