PODCASTS E AS NARRATIVAS PÚBLICAS
(IN) FORMAÇÃO HISTÓRICA!?
Palavras-chave:
História Pública, Podcast, MemóriaResumo
Objetivo deste artigo é refletir sobre os podcasts de História como ferramentas de ensino de História que podem contribuir para a produção de conhecimento histórico. Para o aporte teórico metodológico, utilizamos autores, e coletamos dados acerca do consumo de podcasts e o papel destes no cotidiano dos ouvintes. Neste trabalho, analisamos como as tecnologias modernas nos capturam com informações rápidas e muitas vezes, superficiais. Podcasts são opções para outros modos do fazer histórico. Para além do consumo passivo, é necessária uma escuta ativa e engajada socialmente. Concluímos que os podcasts de História devem proporcionar experiências significativas, integrando-se ao dia a dia dos ouvintes e estimulando a reflexão crítica, proporcionando alívio da muitas vezes da alienação e engajamento com questões socialmente vivas no presente na contemporaneidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Horizontes Históricos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Discente do PROHIS/UFS Horizontes Históricos. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, está condicionada à autorização escrita do(s) Editor(es). Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos desta revista (partes do texto que excedam a 500 palavras, tabelas e ilustrações) deverão ter permissão escrita do(s) autor(es).