PODCASTS E AS NARRATIVAS PÚBLICAS

(IN) FORMAÇÃO HISTÓRICA!?

Autores

  • Daniel Ferreira da Silva UNESPAR-CAMPO MOURÃO-PPGHP https://orcid.org/0000-0003-1255-6105
  • Cyntia Simioni França PROFHISTÓRIA E PPGHP- UNESPAR-Campo Mourão
  • Beatriz Carazzai Pereira PPGHP- UNESPAR-Campo Mourão

Palavras-chave:

História Pública, Podcast, Memória

Resumo

Objetivo deste artigo é refletir sobre os podcasts de História como ferramentas de ensino de História que podem contribuir para a produção de conhecimento histórico. Para o aporte teórico metodológico, utilizamos autores, e coletamos dados acerca do consumo de podcasts e o papel destes no cotidiano dos ouvintes. Neste trabalho, analisamos como as tecnologias modernas nos capturam com informações rápidas e muitas vezes, superficiais. Podcasts são opções para outros modos do fazer histórico. Para além do consumo passivo, é necessária uma escuta ativa e engajada socialmente. Concluímos que os podcasts de História devem proporcionar experiências significativas, integrando-se ao dia a dia dos ouvintes e estimulando a reflexão crítica, proporcionando alívio da muitas vezes da alienação e engajamento com questões socialmente vivas no presente na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Daniel Ferreira da Silva, UNESPAR-CAMPO MOURÃO-PPGHP

Mestrando no PPGHP- Programa de Pós-graduação em História Pública UNESPAR, possuo graduação em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM. Atualmente desenvolvo pesquisas e atividades como Bolsista Técnico da Fundação Araucária no Laboratório de Ensino de História da Unespar Campus de Campo Mourão, dos temas correlatos estão Ensino de História, Processos de desenvolvimento de produtos históricos digitais, divulgação da História e Formação de professores.

Cyntia Simioni França, PROFHISTÓRIA E PPGHP- UNESPAR-Campo Mourão

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em História Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e graduada em História pela mesma instituição. Sou membro do grupo Kairós: Educação das Sensibilidades, História e Memória vinculado ao Centro de Memória da UNICAMP, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) da Faculdade de Educação da UNICAMP, e do Grupo de Pesquisas Rastros na Universidade de São Francisco.

Beatriz Carazzai Pereira, PPGHP- UNESPAR-Campo Mourão

Mestranda em História Pública pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), pesquisa a subcultura Gótica no diálogo com góticos de Curitiba-PR, com base nas obras de Walter Benjamin. Atualmente participa do grupo de estudos Odisseia, pesquisando subculturas alternativas e movimentos artísticos underground e seus movimentos de resistência ao capitalismo, sob a ótica da História Pública.

Downloads

Publicado

2025-01-07

Como Citar

Silva, D. F. da, Simioni França, C., & Carazzai Pereira, B. (2025). PODCASTS E AS NARRATIVAS PÚBLICAS: (IN) FORMAÇÃO HISTÓRICA!?. Horizontes Históricos, 9(2), 86–102. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/HORIZONTES/article/view/21999

Edição

Seção

Artigos Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)