A FÁBRICA DO RIO ANIL (MA):

(RE) CONSTRUINDO MEMÓRIAS E RESSIGNIFICANDO O LOCUS ESCOLAR

Autores/as

  • Luis Claudio Santana Pereira
  • Cláudia Roberta dos Anjos Divino
  • Sonia Solange Parga da Silva

Palabras clave:

Espaço Escolar, Fabrica do Rio Anil, Memória Social

Resumen

O presente artigo teve como objetivo discutir o espaço escolar como patrimônio histórico-cultural, a fim de ressignificar seu espaço atemporal, de modo a garantir um resgate a memória social da Fábrica do Rio Anil localizada no Estado do Maranhão para o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) - IEMA Rio Anil, escola da rede pública estadual localizada na região metropolitana de São Luis (MA). Evidencia-se que a construção e fomentação do conhecimento do locus escolar permiti elucidar questões, estabelecer resultados teórico-práticos que garantem maior apreensão dos discentes e aproximação de contextos históricos e ensinos necessários para sua vida. Não obstante, resgatar a memória social dos alunos e fazê-los compreender a importância do pertencimento local corrobora para o protagonismo destes na sociedade local. Para tanto, o presente artigo seguiu os princípios de uma pesquisa-ação, que possui como característica a participação ativa dos alunos, através do impulso democrático e contribuição à mudança social por meio de observação e análise do trabalho de pesquisa realizado pelos alunos. Observou-se neste processo que os alunos se sentem motivados em buscar conhecer e reconhecer para além das estruturas arquitetônicas, mas de caracterizar e ressignificar esses espaços como um importante elemento para a identidade social destes e da comunidade local.

Publicado

2023-09-01

Cómo citar

Santana Pereira, L. C., dos Anjos Divino, C. R., & Parga da Silva, S. S. (2023). A FÁBRICA DO RIO ANIL (MA):: (RE) CONSTRUINDO MEMÓRIAS E RESSIGNIFICANDO O LOCUS ESCOLAR. Horizontes Históricos, 6(1), 97–112. Recuperado a partir de https://periodicos.ufs.br/HORIZONTES/article/view/19606