FRAÇÕES: UMA META-ANÁLISE DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM)
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v8i3.18260Resumo
O ensino e a aprendizagem de frações são temas recorrentes nas pesquisas em Educação Matemática. Eles são abordados das mais diversas maneiras e com concepções específicas sobre o objeto matemático fração. Para se avançar no tema, torna-se importante compreender aquilo que já foi produzido. Para isso assumimos a interrogação: O que se revela nas pesquisas publicadas do ENEM acerca dos modos de ensinar frações no Ensino Fundamental? Que interpretações estes trabalhos atribuem às frações? Essas interrogações conduziram esta investigação, segundo uma abordagem qualitativa fenomenológica. Do levantamento realizado nos anais do evento, resultaram 20 trabalhos que foram selecionados e analisados segundo as suas próprias informações à luz das interrogações desta pesquisa. O software Atlas.ti foi utilizado para apoiar o processo de análise e categorização dos dados. Os principais resultados apontam para a presença de diversificados modos de ensino para o conteúdo de frações, com ênfase na compreensão das frações embasadas no modelo de partição.
Palavras-chave: Fenomenologia; Ensino Fundamental; Frações.
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