Fracciones: un metanális de las actas de las Reuniones Nacionales de Educación de Matemática (ENEM)

Fracciones: un metanális de las actas de las Reuniones Nacionales de Educación de Matemática (ENEM)

Autores/as

  • Luciane Thiele Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM-Unioeste)
  • Tiago Emanuel Klüber Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Arthur Belford Powell The State University of New Jersey

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v8i3.18260

Resumen

La enseñanza y el aprendizaje de las fracciones son temas recurrentes en la investigación en educación matemática. Se abordan de las más diversas maneras y con concepciones específicas a respecto del objeto matemático Fracción. Para avanzar en el tema, es importante entender lo que ya se ha producido, para ello asumimos la pregunta: ¿Qué se revela en la investigación publicada del ENEM a respecto de las formas de enseñanza de las fracciones en la escuela primaria? ¿Qué interpretaciones atribuyen estas obras a las fracciones? Estas preguntas llevaron a esta investigación, según un enfoque cualitativo fenomenológico. De la catalogación de estas obras, resulto en 20 trabajos que fueron seleccionados y analizado según sus propias informaciones a la luz de las preguntas de esta investigación.  Se utilizó el software Atlas.ti para apoyar el proceso de análisis y categorización de datos. Los principales resultados apuntan a la presencia de modos de enseñanza diversificados para el contenido de fracciones, con énfasis en la comprensión de fracciones basadas en el modelo de partición.

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Biografía del autor/a

Luciane Thiele, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM-Unioeste)

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), Unioeste - Cascavel, PR e integrante do grupo de estudos e pesquisas FORMEM. Graduada em Licenciatura Matemática pela Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu UNIGUAÇU(2014). Possui especialização em: Ensino de matemática e ciências, pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana UNILA (2016), especialização em Educação do Campo pela Faculdade de Educação São Luís(2017) e especialização em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Padre João Bagozzi (2016). Possui o curso de Formação de Docentes, nível médio, pela instituição Colégio Padre Eduardo Michelis (2009). Exerce a profissão de professora da disciplina de matemática, contratada pela pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná- SEED - PR no nível fundamental II e Ensino Médio desde 2011 e também professora efetiva municipal (Educação Infantil ao 5° ano) desde 2015. Sempre procurou se dedicar ao máximo aos estudos. Apresenta muitas expectativas em relação ao futuro, pretende adquirir novos conhecimentos, se atualizar, assim contribuir para melhorar a prática em sala de aula e enriquecer seu trabalho como docente. Realiza vários cursos durante o ano, tanto na área de matemática, sua formação, como em outras disciplinas. Apresenta muita dedicação, esforço e persistência para chegar onde deseja, procura e almeja se aperfeiçoar na área da Educação Matemática.

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Graduado em Matemática e especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e doutor em Educação Científica e Tecnológica (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pesquisa nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Formação de Professores, Epistemologia E filosofia da Educação Matemática. Docente do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, CCET, da Unioeste, Campus Cascavel. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Unioeste (PPGECEM), nível de mestrado e doutorado, CAPES, conceito 4, (2012-2021), campus Cascavel, no qual atualmente é docente permanente, orientando pesquisas em nível de mestrado e doutorado. Foi vice-coordenador do GT-10 Modelagem Matemática (2012-2015 e 2015-2018), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM.

Arthur Belford Powell, The State University of New Jersey

Graduado em Matemática e Estatística pela Hampshire College (1976), Mestre em Matemática pela University of Michigan (1977) e Doutor em Educação Matemática pela Rutgers University (2003). Ensina, publica e conduz pesquisa em Educação Matemática. Atualmente é Professor Associado de Educação Matemática no Departamento de Educção Urbana no campus de Newark da Rutgers University (New Jersey). É diretor Associado e pesquisador do Robert B. Davis Institute for Learning of the Graduate School of Education. Coordena o Grupo de Pesquisa sobre Comunicação, Tecnologia e aprendizagem matemática da Rutgers University que está empenhado em um projeto investigativo e educativo denominado eMath. É diretor interino do Programa de Política Educacional e sistemas urbanos (Program in Educational Policy, Urban Systems). Além disso, está profundamente engajado em projetos de colaboração internacional entre educadores matemáticos da Rutgers University e os do hemisfério no Sul (Moçambique, África do Sul, Brasil e Haiti). Seus interesses de pesquisa estão relacionados à escrita e à aprendizagem matemática; etnomatemática, desenvolvimento das ideias, raciocínio e heurística matemáticos; desenvolvimento profissional de professores para o ensino de Matemática; e resolução de problemas em Matemática de modo colaborativo e com tecnologia.

Publicado

2023-11-28

Cómo citar

Thiele, L., Klüber, T. E. ., & Powell, A. B. . (2023). Fracciones: un metanális de las actas de las Reuniones Nacionales de Educación de Matemática (ENEM). Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 8(3), 1–20. https://doi.org/10.34179/revisem.v8i3.18260
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