FRACTIONS: A META-ANALYSIS OF THE ANNALS OF THE NATIONAL MEETING OF MATHEMATICAL EDUCATION (ENEM)

FRACTIONS: A META-ANALYSIS OF THE ANNALS OF THE NATIONAL MEETING OF MATHEMATICAL EDUCATION (ENEM)

Authors

  • Luciane Thiele Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM-Unioeste)
  • Tiago Emanuel Klüber Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Arthur Belford Powell The State University of New Jersey

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v8i3.18260

Abstract

The teaching and learning of fractions are recurring themes in research in Mathematics Education. They have been approached in the most diverse ways and with specific conceptions about the mathematical object fraction. To advance on the theme, it is important to understand what has already been produced. For that we assume the interrogation: What is revealed in the researches published by ENEM about the ways of teaching fractions in Elementary School? What interpretations do these works assign to the fractions? These questions led this investigation, according to a phenomenological qualitative approach. From the survey carried out in the annals of the event, 20 works resulted that were selected and analyzed according to their own information in the light of the questions of this research. Atlas.ti software was used to support the data analysis and categorization process. The main results point to the presence of diversified teaching ways for the content of fractions, with emphasis on the understanding fractions based in the partition model.

Keywords: Phenomenology; Elementary School; Fractions.

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Author Biographies

Luciane Thiele, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM-Unioeste)

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), Unioeste - Cascavel, PR e integrante do grupo de estudos e pesquisas FORMEM. Graduada em Licenciatura Matemática pela Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu UNIGUAÇU(2014). Possui especialização em: Ensino de matemática e ciências, pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana UNILA (2016), especialização em Educação do Campo pela Faculdade de Educação São Luís(2017) e especialização em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Padre João Bagozzi (2016). Possui o curso de Formação de Docentes, nível médio, pela instituição Colégio Padre Eduardo Michelis (2009). Exerce a profissão de professora da disciplina de matemática, contratada pela pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná- SEED - PR no nível fundamental II e Ensino Médio desde 2011 e também professora efetiva municipal (Educação Infantil ao 5° ano) desde 2015. Sempre procurou se dedicar ao máximo aos estudos. Apresenta muitas expectativas em relação ao futuro, pretende adquirir novos conhecimentos, se atualizar, assim contribuir para melhorar a prática em sala de aula e enriquecer seu trabalho como docente. Realiza vários cursos durante o ano, tanto na área de matemática, sua formação, como em outras disciplinas. Apresenta muita dedicação, esforço e persistência para chegar onde deseja, procura e almeja se aperfeiçoar na área da Educação Matemática.

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Graduado em Matemática e especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e doutor em Educação Científica e Tecnológica (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pesquisa nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Formação de Professores, Epistemologia E filosofia da Educação Matemática. Docente do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, CCET, da Unioeste, Campus Cascavel. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Unioeste (PPGECEM), nível de mestrado e doutorado, CAPES, conceito 4, (2012-2021), campus Cascavel, no qual atualmente é docente permanente, orientando pesquisas em nível de mestrado e doutorado. Foi vice-coordenador do GT-10 Modelagem Matemática (2012-2015 e 2015-2018), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM.

Arthur Belford Powell, The State University of New Jersey

Graduado em Matemática e Estatística pela Hampshire College (1976), Mestre em Matemática pela University of Michigan (1977) e Doutor em Educação Matemática pela Rutgers University (2003). Ensina, publica e conduz pesquisa em Educação Matemática. Atualmente é Professor Associado de Educação Matemática no Departamento de Educção Urbana no campus de Newark da Rutgers University (New Jersey). É diretor Associado e pesquisador do Robert B. Davis Institute for Learning of the Graduate School of Education. Coordena o Grupo de Pesquisa sobre Comunicação, Tecnologia e aprendizagem matemática da Rutgers University que está empenhado em um projeto investigativo e educativo denominado eMath. É diretor interino do Programa de Política Educacional e sistemas urbanos (Program in Educational Policy, Urban Systems). Além disso, está profundamente engajado em projetos de colaboração internacional entre educadores matemáticos da Rutgers University e os do hemisfério no Sul (Moçambique, África do Sul, Brasil e Haiti). Seus interesses de pesquisa estão relacionados à escrita e à aprendizagem matemática; etnomatemática, desenvolvimento das ideias, raciocínio e heurística matemáticos; desenvolvimento profissional de professores para o ensino de Matemática; e resolução de problemas em Matemática de modo colaborativo e com tecnologia.

Published

2023-11-28

How to Cite

Thiele, L., Klüber, T. E. ., & Powell, A. B. . (2023). FRACTIONS: A META-ANALYSIS OF THE ANNALS OF THE NATIONAL MEETING OF MATHEMATICAL EDUCATION (ENEM). Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 8(3), 1–20. https://doi.org/10.34179/revisem.v8i3.18260
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