FRAÇÕES: UMA META-ANÁLISE DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM)

FRAÇÕES: UMA META-ANÁLISE DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM)

Autores

  • Luciane Thiele Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM-Unioeste)
  • Tiago Emanuel Klüber Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Arthur Belford Powell The State University of New Jersey

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v8i3.18260

Resumo

O ensino e a aprendizagem de frações são temas recorrentes nas pesquisas em Educação Matemática. Eles são abordados das mais diversas maneiras e com concepções específicas sobre o objeto matemático fração. Para se avançar no tema, torna-se importante compreender aquilo que já foi produzido. Para isso assumimos a interrogação: O que se revela nas pesquisas publicadas do ENEM acerca dos modos de ensinar frações no Ensino Fundamental? Que interpretações estes trabalhos atribuem às frações? Essas interrogações conduziram esta investigação, segundo uma abordagem qualitativa fenomenológica. Do levantamento realizado nos anais do evento, resultaram 20 trabalhos que foram selecionados e analisados segundo as suas próprias informações à luz das interrogações desta pesquisa. O software Atlas.ti foi utilizado para apoiar o processo de análise e categorização dos dados. Os principais resultados apontam para a presença de diversificados modos de ensino para o conteúdo de frações, com ênfase na compreensão das frações embasadas no modelo de partição.

Palavras-chave: Fenomenologia; Ensino Fundamental; Frações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Thiele, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM-Unioeste)

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), Unioeste - Cascavel, PR e integrante do grupo de estudos e pesquisas FORMEM. Graduada em Licenciatura Matemática pela Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu UNIGUAÇU(2014). Possui especialização em: Ensino de matemática e ciências, pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana UNILA (2016), especialização em Educação do Campo pela Faculdade de Educação São Luís(2017) e especialização em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Padre João Bagozzi (2016). Possui o curso de Formação de Docentes, nível médio, pela instituição Colégio Padre Eduardo Michelis (2009). Exerce a profissão de professora da disciplina de matemática, contratada pela pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná- SEED - PR no nível fundamental II e Ensino Médio desde 2011 e também professora efetiva municipal (Educação Infantil ao 5° ano) desde 2015. Sempre procurou se dedicar ao máximo aos estudos. Apresenta muitas expectativas em relação ao futuro, pretende adquirir novos conhecimentos, se atualizar, assim contribuir para melhorar a prática em sala de aula e enriquecer seu trabalho como docente. Realiza vários cursos durante o ano, tanto na área de matemática, sua formação, como em outras disciplinas. Apresenta muita dedicação, esforço e persistência para chegar onde deseja, procura e almeja se aperfeiçoar na área da Educação Matemática.

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Graduado em Matemática e especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e doutor em Educação Científica e Tecnológica (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pesquisa nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Formação de Professores, Epistemologia E filosofia da Educação Matemática. Docente do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, CCET, da Unioeste, Campus Cascavel. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Unioeste (PPGECEM), nível de mestrado e doutorado, CAPES, conceito 4, (2012-2021), campus Cascavel, no qual atualmente é docente permanente, orientando pesquisas em nível de mestrado e doutorado. Foi vice-coordenador do GT-10 Modelagem Matemática (2012-2015 e 2015-2018), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM.

Arthur Belford Powell, The State University of New Jersey

Graduado em Matemática e Estatística pela Hampshire College (1976), Mestre em Matemática pela University of Michigan (1977) e Doutor em Educação Matemática pela Rutgers University (2003). Ensina, publica e conduz pesquisa em Educação Matemática. Atualmente é Professor Associado de Educação Matemática no Departamento de Educção Urbana no campus de Newark da Rutgers University (New Jersey). É diretor Associado e pesquisador do Robert B. Davis Institute for Learning of the Graduate School of Education. Coordena o Grupo de Pesquisa sobre Comunicação, Tecnologia e aprendizagem matemática da Rutgers University que está empenhado em um projeto investigativo e educativo denominado eMath. É diretor interino do Programa de Política Educacional e sistemas urbanos (Program in Educational Policy, Urban Systems). Além disso, está profundamente engajado em projetos de colaboração internacional entre educadores matemáticos da Rutgers University e os do hemisfério no Sul (Moçambique, África do Sul, Brasil e Haiti). Seus interesses de pesquisa estão relacionados à escrita e à aprendizagem matemática; etnomatemática, desenvolvimento das ideias, raciocínio e heurística matemáticos; desenvolvimento profissional de professores para o ensino de Matemática; e resolução de problemas em Matemática de modo colaborativo e com tecnologia.

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

Thiele, L., Klüber, T. E. ., & Powell, A. B. . (2023). FRAÇÕES: UMA META-ANÁLISE DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM). Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 8(3), 1–20. https://doi.org/10.34179/revisem.v8i3.18260
Loading...