ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS: POTENCIALIDADES DE VÍDEOS COM DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18459

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como os vídeos produzidos no âmbito de três projetos desenvolvidos na UFPel podem contribuir para o ensino de Matemática para surdos, a partir de diferentes gêneros textuais. Os projetos são: MathLibras, que discute e elabora videoaulas de Matemática em Libras, Obalibras, que investiga e produz Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Libras e Spread the Sign, o qual mapeia e registra a Libras em um Dicionário Internacional de línguas de sinais, a partir de análises e investigações do léxico desta língua. Eles produzem, a partir de pesquisas e de suas especificidades e objetivos, vídeos em Libras, os quais dão suporte a diferentes gêneros textuais. A metodologia utilizada neste artigo é uma análise descritiva desses vídeos, investigando o seu potencial para o ensino da Matemática. Os conceitos de textualidade diferida, letramento visual e gêneros textuais associados à discussão sobre o ensino de Matemática contribuem para a análise dos vídeos. Como resultados destaca-se que os vídeos dos projetos contribuem para o ensino de Matemática para os surdos, tanto de forma isolada como articulada, pensando nos diferentes contextos de sua utilização: salas inclusivas, escolas bilíngues, sala de AEE, disciplina de Libras, entre outros.

Palavras-chave: Ensino de Matemática; Libras; Vídeos em Libras; Educação Bilíngue de Surdos; Gêneros Textuais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Philipsen Grutzmann, Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Educação Matemática.

Tatiana Bolivar Lebedeff, Universidade Federal de Pelotas

Docente da área de Libras do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas.

Angela Nediane dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Docente da área de Libras do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2023-10-20

Como Citar

Grutzmann, T. P., Bolivar Lebedeff, T. ., & Nediane dos Santos, A. (2023). ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS: POTENCIALIDADES DE VÍDEOS COM DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 8(2), 328–347. https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18459