ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS: POTENCIALIDADES DE VÍDEOS COM DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18459Résumé
Este trabalho tem como objetivo analisar como os vídeos produzidos no âmbito de três projetos desenvolvidos na UFPel podem contribuir para o ensino de Matemática para surdos, a partir de diferentes gêneros textuais. Os projetos são: MathLibras, que discute e elabora videoaulas de Matemática em Libras, Obalibras, que investiga e produz Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Libras e Spread the Sign, o qual mapeia e registra a Libras em um Dicionário Internacional de línguas de sinais, a partir de análises e investigações do léxico desta língua. Eles produzem, a partir de pesquisas e de suas especificidades e objetivos, vídeos em Libras, os quais dão suporte a diferentes gêneros textuais. A metodologia utilizada neste artigo é uma análise descritiva desses vídeos, investigando o seu potencial para o ensino da Matemática. Os conceitos de textualidade diferida, letramento visual e gêneros textuais associados à discussão sobre o ensino de Matemática contribuem para a análise dos vídeos. Como resultados destaca-se que os vídeos dos projetos contribuem para o ensino de Matemática para os surdos, tanto de forma isolada como articulada, pensando nos diferentes contextos de sua utilização: salas inclusivas, escolas bilíngues, sala de AEE, disciplina de Libras, entre outros.
Palavras-chave: Ensino de Matemática; Libras; Vídeos em Libras; Educação Bilíngue de Surdos; Gêneros Textuais
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(c) Tous droits réservés Thais Philipsen Grutzmann, Tatiana Bolivar Lebedeff, Angela Nediane dos Santos 2023
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