ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS: POTENCIALIDADES DE VÍDEOS COM DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS

ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS: POTENCIALIDADES DE VÍDEOS COM DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18459

Resumen

Este trabalho tem como objetivo analisar como os vídeos produzidos no âmbito de três projetos desenvolvidos na UFPel podem contribuir para o ensino de Matemática para surdos, a partir de diferentes gêneros textuais. Os projetos são: MathLibras, que discute e elabora videoaulas de Matemática em Libras, Obalibras, que investiga e produz Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Libras e Spread the Sign, o qual mapeia e registra a Libras em um Dicionário Internacional de línguas de sinais, a partir de análises e investigações do léxico desta língua. Eles produzem, a partir de pesquisas e de suas especificidades e objetivos, vídeos em Libras, os quais dão suporte a diferentes gêneros textuais. A metodologia utilizada neste artigo é uma análise descritiva desses vídeos, investigando o seu potencial para o ensino da Matemática. Os conceitos de textualidade diferida, letramento visual e gêneros textuais associados à discussão sobre o ensino de Matemática contribuem para a análise dos vídeos. Como resultados destaca-se que os vídeos dos projetos contribuem para o ensino de Matemática para os surdos, tanto de forma isolada como articulada, pensando nos diferentes contextos de sua utilização: salas inclusivas, escolas bilíngues, sala de AEE, disciplina de Libras, entre outros.

Palavras-chave: Ensino de Matemática; Libras; Vídeos em Libras; Educação Bilíngue de Surdos; Gêneros Textuais

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thais Philipsen Grutzmann, Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Educação Matemática.

Tatiana Bolivar Lebedeff, Universidade Federal de Pelotas

Docente da área de Libras do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas.

Angela Nediane dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Docente da área de Libras do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas.

Publicado

2023-10-20

Cómo citar

Grutzmann, T. P., Bolivar Lebedeff, T. ., & Nediane dos Santos, A. (2023). ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS: POTENCIALIDADES DE VÍDEOS COM DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 8(2), 328–347. https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18459
Loading...