UM OLHAR SOBRE O DESEMPENHO DE ALUNO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DIANTE DE CENÁRIOS PARA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA, MEDIADOS POR AMBIENTE MUSICAL
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18503Resumo
O presente artigo é recorte da tese de doutorado e teve como objetivo analisar o desempenho realizado por uma aluna público-alvo da Educação Especial em tarefas integrantes de cenários inclusivos para a aprendizagem matemática, mediados por ambiente musical. A questão de pesquisa deste estudo é: quais são as mudanças relacionadas ao ambiente musical que podem ser percebidas no desempenho da participante, indicando melhoria na atenção e memória diante de tarefas matemáticas? Pesquisas embasadas na neurociência sobre funções cognitivas, como atenção, memória, emoção, além do ambiente musical e sua utilização na construção de cenários inclusivos para aprendizagem fundamentam esta investigação. A pesquisa é de cunho qualitativo por permitir coletar os dados diretamente da fonte, tendo o pesquisador como principal agente dessa coleta. Cenários para aprendizagem mediados pelo ambiente musical foram construídos e tarefas realizadas em diferentes momentos, utilizando registros escritos e orais ao longo de sete meses. Os resultados revelaram uma mudança significativa na quantidade armazenada de informações numéricas, inicialmente o com reconhecimento da sequência numérica até dez, chegando após à vivência das tarefas até o trinta. Foram observados indícios de melhoria da atenção e memória da participante, decorrentes da exposição ao ambiente musical, o que corrobora pesquisas recentes da contribuição desse cenário e seus efeitos no desempenho cognitivo.
Palavras-chave: Educação inclusiva. Matemática. Ambiente musical. Atenção. Memória. Aprendizagem.
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