UM OLHAR SOBRE O DESEMPENHO DE ALUNO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DIANTE DE CENÁRIOS PARA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA, MEDIADOS POR AMBIENTE MUSICAL

UM OLHAR SOBRE O DESEMPENHO DE ALUNO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DIANTE DE CENÁRIOS PARA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA, MEDIADOS POR AMBIENTE MUSICAL

Auteurs

  • tularocha Tula Maria Rocha Morais Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI :

https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18503

Résumé

 

O presente artigo é recorte da tese de doutorado e teve como objetivo analisar o desempenho realizado por uma aluna público-alvo da Educação Especial em tarefas integrantes de cenários inclusivos para a aprendizagem matemática, mediados por ambiente musical. A questão de pesquisa deste estudo é: quais são as mudanças relacionadas ao ambiente musical que podem ser percebidas no desempenho da participante, indicando melhoria na atenção e memória diante de tarefas matemáticas? Pesquisas embasadas na neurociência sobre funções cognitivas, como atenção, memória, emoção, além do ambiente musical e sua utilização na construção de cenários inclusivos para aprendizagem fundamentam esta investigação. A pesquisa é de cunho qualitativo por permitir coletar os dados diretamente da fonte, tendo o pesquisador como principal agente dessa coleta. Cenários para aprendizagem mediados pelo ambiente musical foram construídos e tarefas realizadas em diferentes momentos, utilizando registros escritos e orais ao longo de sete meses. Os resultados revelaram uma mudança significativa na quantidade armazenada de informações numéricas, inicialmente o com reconhecimento da sequência numérica até dez, chegando após à vivência das tarefas até o trinta. Foram observados indícios de melhoria da atenção e memória da participante, decorrentes da exposição ao ambiente musical, o que corrobora pesquisas recentes da contribuição desse cenário e seus efeitos no desempenho cognitivo.

Palavras-chave: Educação inclusiva. Matemática. Ambiente musical. Atenção. Memória. Aprendizagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2023-10-20

Comment citer

Tula Maria Rocha Morais, tularocha. (2023). UM OLHAR SOBRE O DESEMPENHO DE ALUNO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DIANTE DE CENÁRIOS PARA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA, MEDIADOS POR AMBIENTE MUSICAL. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 8(2), 247–266. https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18503
Loading...