UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE MATEMÁTICA PARA UMA TURMA INCLUSIVA DE 6º ANO A PARTIR DA COLETA DE TAMPINHAS DE GARRAFA PET
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18528Resumo
O presente trabalho é fruto de uma prática pedagógica desenvolvida com uma turma de 6º ano de uma escola da rede privada da cidade Belo Horizonte (MG). Essa turma é composta por 14 estudantes, sendo que três deles são público-alvo da Educação Especial – um tem Síndrome de Down, outro tem laudo de Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) e uma aluna tem laudo de Retardo Mental Leve e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O objetivo deste artigo é apresentar um cenário inclusivo de aprendizagem matemática que aborda as operações matemáticas de adição e subtração a partir da coleta de tampinhas de garrafas pet com o propósito de ajudar uma organização não-governamental (ONG) que cuida de animais abandonados. O referencial teórico usado é o conceito de Insubordinação Criativa, e a metodologia e análises dos dados é feita a partir de Narrativas. Os resultados apontam que atos de Insubordinação Criativa favorecem a integração e aprendizagem dos alunos principalmente daqueles alunos público-alvo da Educação Especial.
Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção, Síndrome de Down, Cenários Inclusivos, Educação Matemática.
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