SOBRE O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA (PEMAT) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ): UMA NARRATIVA DA CRIAÇÃO DOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO

Autores

  • Rodrigo Ramos de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Agnaldo da Conceição Esquincalha Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i1.19479

Resumo

Essa pesquisa tem por objetivo historicizar a trajetória do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PEMAT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em seus primeiros 15 anos de existência, a partir da análise do processo de implantação e consolidação dos cursos de mestrado e doutorado acadêmicos. Por meio de uma abordagem qualitativa, propomos uma pesquisa exploratória e documental, recorrendo a fontes documentais relativas ao programa de pós-graduação. Após análise documental, narramos a trajetória do PEMAT acerca das origens, do desenvolvimento e dos desafios para o futuro do programa. O PEMAT construiu sua trajetória calcada no pioneirismo da implantação de seus cursos de mestrado e doutorado acadêmicos. O Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física ainda recebe a qualificação de único curso de doutorado do campo de pesquisa de Ensino de Matemática no estado do Rio de Janeiro. Possui um corpo docente com formação multidisciplinar e que engloba pesquisadores renomados no cenário nacional e internacional. Egressos do PEMAT já assumem diversos cargos em respeitáveis instituições de ensino. Como aspectos desafiadores para o futuro do programa elencamos a concentração de publicações por parte de poucos professores e baixa publicações de discentes e egressos.

Palavras-chave: PEMAT; UFRJ; História do programa de pós-graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Ramos de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor de Matemática na Prefeitura da cidade de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Pós-graduado em nível de especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Gestão Escolar pela Faculdade de Educação São Luís. Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Agnaldo da Conceição Esquincalha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor no Instituto de Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PEMAT) da UFRJ. Bolsista FAPERJ como Jovem Cientista do Nosso Estado e Bolsista de Produtividade Acadêmica pela Fundação CECIERJ. Fez Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemática na UFRuralRJ, onde também se licenciou em Matemática. É Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP e Mestre em Modelagem Computacional pela UERJ. É Coordenador do PEMAT/UFRJ e Membro da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, da qual foi Diretor Regional no Rio de Janeiro (2016-2021). É Coordenador de Matemática no Programa Residência Pedagógica da UFRJ. É líder do Grupo de Pesquisa "MatematiQueer: Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática", cadastrados no CNPq. Foi coordenador do Subprojeto de Matemática no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UFRJ, 2018-2020), Professor do Departamento de Matemática da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, onde atuou como Coordenador da Licenciatura em Matemática e Professor do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT/UERJ). Antes disso, foi Professor do Departamento de Matemática da PUC-Rio, Coordenador de Matemática nas Diretorias de Extensão e de Mídias Digitais da Fundação CECIERJ, Professor Pesquisador do Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino da UFF, Coordenador de Tutoria do Programa de Formação de Professores de Matemática do Estado de São Paulo e Coordenador Geral de Matemática dos Programas de Formação Continuada da SEEDUC-RJ/CECIERJ (2010-2015). Além disso, foi Professor Substituto nas áreas de Matemática e Educação Matemática na UFRJ, na UERJ e na UFRRJ, além ter sido bolsista de desenvolvimento de projetos em Educação a Distância na UNIRIO, e professor na Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática Inclusiva e Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2024-03-07

Como Citar

Ramos de Souza, R., & da Conceição Esquincalha, A. (2024). SOBRE O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA (PEMAT) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ): UMA NARRATIVA DA CRIAÇÃO DOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(1), 89–108. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i1.19479