SOBRE EL PROGRAMA DE POSGRADO EN ENSEÑANZA DE MATEMÁTICAS (PEMAT) DE LA UNIVERSIDAD FEDERAL DEL RÍO DE JANEIRO (UFRJ): UNA NARRATIVA DE LA CREACIÓN DE CURSOS DE MAESTRÍA Y DOCTORADO

SOBRE EL PROGRAMA DE POSGRADO EN ENSEÑANZA DE MATEMÁTICAS (PEMAT) DE LA UNIVERSIDAD FEDERAL DEL RÍO DE JANEIRO (UFRJ): UNA NARRATIVA DE LA CREACIÓN DE CURSOS DE MAESTRÍA Y DOCTORADO

Autores/as

  • Rodrigo Ramos de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Agnaldo da Conceição Esquincalha Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i1.19479

Resumen

Esta investigación tiene como objetivo historizar la trayectoria del Programa de Posgrado en Enseñanza de las Matemáticas (PEMAT) de la Universidad Federal de Río de Janeiro (UFRJ) en sus primeros 15 años de existencia, a partir del análisis del proceso de implantación y consolidación de la formación académica. cursos de maestría y doctorado. A través de un enfoque cualitativo, proponemos una investigación exploratoria y documental, recurriendo a fuentes documentales relacionadas con el programa de posgrado. Luego del análisis documental, narramos la trayectoria del PEMAT sobre los orígenes, desarrollo y desafíos para el futuro del programa. PEMAT construyó su trayectoria a partir de la implementación pionera de sus cursos académicos de maestría y doctorado. El Doctorado en Enseñanza e Historia de las Matemáticas y la Física aún recibe la calificación de único curso de doctorado en el campo de investigación de la Enseñanza de las Matemáticas en el estado de Río de Janeiro. Cuenta con un claustro con formación multidisciplinar e incluye investigadores de reconocido prestigio en el panorama nacional e internacional. Los graduados de PEMAT ya asumen varios puestos en instituciones educativas de renombre. Como aspectos desafiantes para el futuro del programa, enumeramos la concentración de publicaciones de pocos profesores y las bajas publicaciones de estudiantes y egresados.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Ramos de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor de Matemática na Prefeitura da cidade de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Pós-graduado em nível de especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Gestão Escolar pela Faculdade de Educação São Luís. Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Agnaldo da Conceição Esquincalha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor no Instituto de Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PEMAT) da UFRJ. Bolsista FAPERJ como Jovem Cientista do Nosso Estado e Bolsista de Produtividade Acadêmica pela Fundação CECIERJ. Fez Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemática na UFRuralRJ, onde também se licenciou em Matemática. É Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP e Mestre em Modelagem Computacional pela UERJ. É Coordenador do PEMAT/UFRJ e Membro da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, da qual foi Diretor Regional no Rio de Janeiro (2016-2021). É Coordenador de Matemática no Programa Residência Pedagógica da UFRJ. É líder do Grupo de Pesquisa "MatematiQueer: Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática", cadastrados no CNPq. Foi coordenador do Subprojeto de Matemática no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UFRJ, 2018-2020), Professor do Departamento de Matemática da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, onde atuou como Coordenador da Licenciatura em Matemática e Professor do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT/UERJ). Antes disso, foi Professor do Departamento de Matemática da PUC-Rio, Coordenador de Matemática nas Diretorias de Extensão e de Mídias Digitais da Fundação CECIERJ, Professor Pesquisador do Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino da UFF, Coordenador de Tutoria do Programa de Formação de Professores de Matemática do Estado de São Paulo e Coordenador Geral de Matemática dos Programas de Formação Continuada da SEEDUC-RJ/CECIERJ (2010-2015). Além disso, foi Professor Substituto nas áreas de Matemática e Educação Matemática na UFRJ, na UERJ e na UFRRJ, além ter sido bolsista de desenvolvimento de projetos em Educação a Distância na UNIRIO, e professor na Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática Inclusiva e Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática.

Publicado

2024-03-07

Cómo citar

Ramos de Souza, R., & da Conceição Esquincalha, A. (2024). SOBRE EL PROGRAMA DE POSGRADO EN ENSEÑANZA DE MATEMÁTICAS (PEMAT) DE LA UNIVERSIDAD FEDERAL DEL RÍO DE JANEIRO (UFRJ): UNA NARRATIVA DE LA CREACIÓN DE CURSOS DE MAESTRÍA Y DOCTORADO. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(1), 89–108. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i1.19479
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