SOBRE O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA (PEMAT) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ): UMA NARRATIVA DA CRIAÇÃO DOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i1.19479Resumo
Essa pesquisa tem por objetivo historicizar a trajetória do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PEMAT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em seus primeiros 15 anos de existência, a partir da análise do processo de implantação e consolidação dos cursos de mestrado e doutorado acadêmicos. Por meio de uma abordagem qualitativa, propomos uma pesquisa exploratória e documental, recorrendo a fontes documentais relativas ao programa de pós-graduação. Após análise documental, narramos a trajetória do PEMAT acerca das origens, do desenvolvimento e dos desafios para o futuro do programa. O PEMAT construiu sua trajetória calcada no pioneirismo da implantação de seus cursos de mestrado e doutorado acadêmicos. O Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física ainda recebe a qualificação de único curso de doutorado do campo de pesquisa de Ensino de Matemática no estado do Rio de Janeiro. Possui um corpo docente com formação multidisciplinar e que engloba pesquisadores renomados no cenário nacional e internacional. Egressos do PEMAT já assumem diversos cargos em respeitáveis instituições de ensino. Como aspectos desafiadores para o futuro do programa elencamos a concentração de publicações por parte de poucos professores e baixa publicações de discentes e egressos.
Palavras-chave: PEMAT; UFRJ; História do programa de pós-graduação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Souza, R. R.; Esquincalha, A. C.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |