HEXÁGONO DA RESPONSABILIZAÇÃO PELOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA - SAEB
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20084Resumo
No presente artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa que objetivou investigar as percepções de professores que ensinam Matemática nas escolas da Educação Básica em relação ao processo de responsabilização pelos resultados do SAEB como política de avaliação externa da Educação Básica no Brasil. Utilizamos uma abordagem qualitativa para descrever e interpretar os dados provenientes de um questionário online – via Google Docs – respondido por 130 professores que ensinam Matemática durante um curso de extensão realizado no ano de 2023. Realizamos uma sistematização dos dados por meio da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a constituição de seis Categorias de Análise, as quais representam os vértices do Hexágono da Responsabilização, sendo: (i) Responsabilização do INEP/MEC; (ii) Responsabilização dos Governadores e Prefeitos; (iii) Responsabilização das Secretarias de Educação; (iv) Responsabilização dos Gestores das Escolas; (v) Responsabilização dos(as) Professores(as) em Serviço; (vi) Responsabilização dos Alunos e Famílias. Os resultados indicam que os professores em serviço nas escolas não devem ser os únicos culpabilizados pelos possíveis resultados negativos das avaliações externas como o SAEB, pois se constituem como sendo apenas um dos vértices do Hexágono da Responsabilização, e desta maneira todos os envolvidos no processo educacional devem trabalhar de uma forma articulada para melhorar os indicadores como o IDEB, e garantir o direito constitucional da aprendizagem de todos os alunos.
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