HEXÁGONO DA RESPONSABILIZAÇÃO PELOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA - SAEB

HEXÁGONO DA RESPONSABILIZAÇÃO PELOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA - SAEB

Auteurs

  • Márcio Urel Rodrigues Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Barra do Bugres/MT
  • Acelmo Jesus Brito UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
  • Luciano Duarte da Silva Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia – IFG/Goiânia/GO
  • William Vieira Gonçalves UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

DOI :

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20084

Résumé

No presente artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa que objetivou investigar as percepções de professores que ensinam Matemática nas escolas da Educação Básica em relação ao processo de responsabilização pelos resultados do SAEB como política de avaliação externa da Educação Básica no Brasil. Utilizamos uma abordagem qualitativa para descrever e interpretar os dados provenientes de um questionário online – via Google Docs – respondido por 130 professores que ensinam Matemática durante um curso de extensão realizado no ano de 2023. Realizamos uma sistematização dos dados por meio da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a constituição de seis Categorias de Análise, as quais representam os vértices do Hexágono da Responsabilização, sendo: (i) Responsabilização do INEP/MEC; (ii) Responsabilização dos Governadores e Prefeitos; (iii) Responsabilização das Secretarias de Educação; (iv) Responsabilização dos Gestores das Escolas; (v) Responsabilização dos(as) Professores(as) em Serviço; (vi) Responsabilização dos Alunos e Famílias. Os resultados indicam que os professores em serviço nas escolas não devem ser os únicos culpabilizados pelos possíveis resultados negativos das avaliações externas como o SAEB, pois se constituem como sendo apenas um dos vértices do Hexágono da Responsabilização, e desta maneira todos os envolvidos no processo educacional devem trabalhar de uma forma articulada para melhorar os indicadores como o IDEB, e garantir o direito constitucional da aprendizagem de todos os alunos.

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Bibliographies de l'auteur

Márcio Urel Rodrigues, Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Barra do Bugres/MT

Me graduei no curso de Licenciatura Plena de Matemática pela UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso em 2004. Me tornei Mestre em Educação Matemática pela UNESP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 2007 e em 2016 conclui o Doutorado na mesma instituição com a tese intitulada: Potencialidades do PIBID como Espaço Formativo para Professores de Matemática no Brasil. Tenho experiência como professor no Ensino Fundamental e Médio e experiência como formador de futuros professores de Matemática no Curso de Matemática da UNEMAT/MT. Atualmente sou PROFESSOR EFETIVO em DEDICAÇÃO EXCLUSIVA no Departamento de Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso Campus de Barra do Bugres na área de Educação Matemática.

Acelmo Jesus Brito, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Doutorando em Educação para Ciência e Matemática pelo Instituto Federal de Goiás – IFG/Jataí/GO. Professor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Barra do Bugres/MT. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6212-5093. E-mail: acelmo@unemat.br.

Luciano Duarte da Silva, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia – IFG/Goiânia/GO

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista – Unesp/Rio Claro/SP. Docente do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia – IFG/Goiânia/GO. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4510-9053. E-mail: luciano.duarte@ifg.edu.br

William Vieira Gonçalves, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Doutor em Educação para as Ciências pela Universidade Estadual Paulista – Unesp/Bauru/SP. Professor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Barra do Bugres/MT. E-mail: williamvieira@unemat.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2596-0118.

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Publiée

2024-12-16

Comment citer

Rodrigues, M. U., Jesus Brito, A., Duarte da Silva, L., & Vieira Gonçalves, W. (2024). HEXÁGONO DA RESPONSABILIZAÇÃO PELOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA - SAEB. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(3), 540–571. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20084
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