EXAME NACIONAL DE PORTUGAL: UM OLHAR DOS EXAMES DE MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DO ENEM
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20367Resumo
No âmbito da avaliação em larga escala aplicada em língua portuguesa, destacam-se o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que avalia o desempenho dos estudantes ao término da educação básica e o Exame Nacional de Portugal (ENP), que regula o acesso ao Ensino Superior naquele país. Considerando o aumento significativo de estudantes brasileiros matriculados no ensino básico de Portugal, a presente pesquisa (i) analisa e aprofunda a estrutura pormenorizada dos exames de Matemática de Portugal, (ii) classifica os conteúdos das provas do ENEM e do ENP por meio da análise de 272 itens de Matemática, estabelecendo relações com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira. Os resultados indicam que 52,7% dos itens do ENP abordam conteúdos presentes no currículo de matemática escolar brasileiro e que o exame que mais se assemelha, em termos de conteúdo e forma, ao ENEM é o de Matemática Aplicada às Ciências Sociais.
Palavras-chave: Exame Nacional de Portugal; Exame Nacional do Ensino Médio, Avaliação em larga escala em Matemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Giovanna Carolina Gomes, Jean Piton-Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |