EXAME NACIONAL DE PORTUGAL: UM OLHAR DOS EXAMES DE MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DO ENEM

EXAME NACIONAL DE PORTUGAL: UM OLHAR DOS EXAMES DE MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DO ENEM

Autores/as

  • Giovanna Carolina Gomes Universidade Federal de São Carlos
  • Jean Piton-Gonçalves UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20367

Resumen

No âmbito da avaliação em larga escala aplicada em língua portuguesa, destacam-se o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que avalia o desempenho dos estudantes ao término da educação básica e o Exame Nacional de Portugal (ENP), que regula o acesso ao Ensino Superior naquele país. Considerando o aumento significativo de estudantes brasileiros matriculados no ensino básico de Portugal, a presente pesquisa (i) analisa e aprofunda a estrutura pormenorizada dos exames de Matemática de Portugal, (ii) classifica os conteúdos das provas do ENEM e do ENP por meio da análise de 272 itens de Matemática, estabelecendo relações com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira. Os resultados indicam que 52,7% dos itens do ENP abordam conteúdos presentes no currículo de matemática escolar brasileiro e que o exame que mais se assemelha, em termos de conteúdo e forma, ao ENEM é o de Matemática Aplicada às Ciências Sociais.

Palavras-chave: Exame Nacional de Portugal; Exame Nacional do Ensino Médio, Avaliação em larga escala em Matemática.

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Publicado

2024-09-25

Cómo citar

Carolina Gomes, G., & Piton-Gonçalves, J. (2024). EXAME NACIONAL DE PORTUGAL: UM OLHAR DOS EXAMES DE MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DO ENEM. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(3), 494–514. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20367
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